Qual Pneu Usar na Titan 160: Guia com 10 Modelos
Produtos em Destaque
Índice do Artigo
Escolher o pneu certo para sua Honda CG 160 Titan é uma decisão fundamental para sua segurança, conforto e para a performance da moto. Um pneu inadequado pode comprometer a estabilidade, aumentar o consumo de combustível e, principalmente, reduzir a aderência em momentos críticos.
Este guia definitivo analisa 10 opções populares no mercado, detalhando os pontos fortes e fracos de cada uma. Com esta análise, você terá a informação necessária para encontrar o pneu perfeito, seja você um motoboy que roda o dia todo na cidade ou alguém que usa a moto para lazer nos fins de semana.
Como Escolher o Pneu Certo para Sua Titan 160
Antes de analisar os modelos, entenda os fatores que influenciam sua escolha. As medidas originais da Honda CG 160 Titan são 80/100-18 para o pneu dianteiro e 90/90-18 para o pneu traseiro.
Manter essas medidas garante que o comportamento da moto, como agilidade e estabilidade, permaneça como projetado pela fábrica. Outro ponto é o seu tipo de uso. Quem roda principalmente em asfalto bem pavimentado tem necessidades diferentes de quem enfrenta ruas esburacadas ou trechos de terra.
Por fim, considere o tipo de construção: pneu com câmara (tube type) ou sem câmara (tubeless). A versão sem câmara oferece mais segurança em caso de furos, esvaziando lentamente e permitindo um reparo rápido.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
Análise: Os 10 Melhores Pneus para a Titan 160
1. Par Pneu Vipal ST600 (80/100-18 + 90/90-18)
O par de pneus Vipal ST600 é a escolha ideal para o motociclista que usa a Titan 160 como ferramenta de trabalho e precisa de máxima durabilidade. Este pneu é famoso por sua alta quilometragem, graças a um composto de borracha mais duro e um desenho de banda de rodagem otimizado para o uso urbano contínuo.
Ele oferece um desempenho consistente no asfalto seco e suporta bem as exigências do dia a dia, como trânsito intenso e longas jornadas. O Vipal ST600 representa um dos melhores custo-benefício do mercado para quem prioriza longevidade acima de tudo.
Se você é motoboy, entregador ou simplesmente roda muitos quilômetros por dia na cidade, este pneu vai atender suas necessidades com sobra. A proposta dele não é performance esportiva, mas sim resistência.
A aderência em pista molhada é funcional, mas exige uma pilotagem mais cautelosa em comparação com pneus de composto mais macio. Para o uso diário e focado em economia, o ST600 é uma aposta segura e comprovada por milhares de motociclistas em todo o Brasil.
- Excelente durabilidade e alta quilometragem
- Ótimo custo-benefício para uso profissional
- Boa estabilidade em vias urbanas
- Marca nacional com ampla disponibilidade
- Aderência em pista molhada é apenas razoável
- Composto mais duro pode transmitir mais as imperfeições do asfalto
2. Pneu Dianteiro 80/100-18 Sem Câmara
Este pneu dianteiro genérico na medida 80/100-18 e construção sem câmara é uma opção para quem deseja fazer o upgrade para a tecnologia tubeless. A principal vantagem aqui é a segurança.
Em caso de um furo causado por um prego ou objeto similar, o pneu sem câmara esvazia lentamente, dando tempo para você parar a moto com segurança, diferente do pneu com câmara, que murcha de forma instantânea e perigosa.
O reparo também é muito mais simples e rápido, podendo ser feito na rua com um kit de reparo tipo "macarrão".
Este produto é perfeito para o motociclista que já possui rodas de liga leve compatíveis com a tecnologia tubeless e busca mais tranquilidade no dia a dia. A qualidade e a durabilidade podem variar dependendo da marca específica, mas o foco desta escolha é o benefício funcional da ausência da câmara.
Para quem está cansado de ficar na mão por causa de um pneu furado, a conversão para um sistema sem câmara, começando pelo pneu dianteiro, é um investimento inteligente em segurança e conveniência.
- Maior segurança, pois não esvazia subitamente em caso de furo
- Reparo de pequenos furos é rápido e prático
- Reduz o risco de acidentes causados por furos repentinos
- Exige rodas de liga leve apropriadas para a instalação
- O custo inicial pode ser maior que o de um pneu com câmara
3. Pneu Traseiro Levorin Dakar 2 90/90-18 Sem Câmara
O Levorin Dakar 2 é a escolha ideal para o piloto de Titan 160 que enfrenta uma variedade de terrenos. Seu desenho de banda de rodagem misto, com blocos mais espaçados, oferece uma performance superior em ruas de asfalto ruim, paralelepípedos e até mesmo em estradas de terra leves.
Ele consegue evacuar a água de forma eficiente, o que se traduz em uma boa aderência em pista molhada, e sua estrutura reforçada garante mais resistência contra cortes e furos comuns em vias mal conservadas.
Se sua rota diária inclui trechos não pavimentados ou você gosta de passeios por estradas rurais no fim de semana, o Dakar 2 é o pneu para você. Ele oferece um equilíbrio entre a durabilidade de um pneu urbano e a capacidade de tração de um pneu de uso misto.
Por ser um modelo sem câmara, ele ainda soma o benefício da segurança contra furos. A contrapartida é que, em asfalto liso, ele pode ser um pouco mais ruidoso e apresentar um desgaste ligeiramente mais rápido que um pneu 100% on-road como o Vipal ST600.
- Excelente desempenho em pisos irregulares e terra batida
- Boa aderência em pista molhada
- Estrutura robusta e resistente a danos
- Versatilidade para uso urbano e rural
- Pode gerar mais ruído em asfalto liso
- Desgaste tende a ser maior que em pneus puramente urbanos
4. Pneu Traseiro Vipal ST600 100/90-18 (Mais Largo)
Esta versão do Vipal ST600 na medida 100/90-18 é voltada para o motociclista que busca um visual mais encorpado e robusto para sua Titan 160. A principal mudança é estética: a moto ganha uma aparência de maior cilindrada.
Além do visual, a área de contato maior com o solo pode proporcionar uma sensação de maior estabilidade em retas, especialmente em velocidades mais altas. Este pneu mantém as características principais da linha ST600, como a excelente durabilidade e o foco no custo-benefício.
Para quem prioriza o estilo e quer dar um toque personalizado à sua moto, este pneu é a escolha certa. No entanto, é importante saber que a medida mais larga traz algumas consequências.
A moto tende a ficar um pouco menos ágil nas mudanças rápidas de direção, e pode haver um pequeno aumento no consumo de combustível. É uma troca de agilidade por estética e uma percepção de estabilidade.
Se você valoriza mais a aparência e roda principalmente em vias expressas, essa opção pode ser muito interessante.
- Proporciona um visual mais robusto e esportivo à moto
- Pode aumentar a sensação de estabilidade em linha reta
- Mantém a alta durabilidade da linha Vipal ST600
- Reduz a agilidade da moto em curvas e no trânsito urbano
- Pode causar um leve aumento no consumo de combustível
5. Pneu Dianteiro Technic Sport 2.75-18
O Technic Sport é destinado ao motociclista de Titan 160 que busca uma pilotagem mais spiriteda e valoriza a aderência. O composto de borracha tende a ser mais macio em comparação com pneus focados em durabilidade, o que se traduz em mais confiança para contornar curvas e em frenagens mais fortes.
O desenho da banda de rodagem com sulcos bem definidos também ajuda na evacuação de água, resultando em um desempenho satisfatório na chuva.
Se você usa sua moto principalmente para lazer, gosta de fazer curvas com mais segurança ou simplesmente quer um pneu que ofereça mais grip, o Technic Sport é uma ótima opção. A contrapartida de um composto mais macio é um desgaste mais rápido.
Este pneu não terá a mesma longevidade de um Vipal ST600, por exemplo. É uma escolha que troca quilometragem por performance. Para quem roda poucos quilômetros por dia e quer extrair mais diversão da pilotagem, o investimento em maior aderência compensa.
- Boa aderência em curvas e frenagens
- Composto mais macio que transmite mais segurança
- Desenho esportivo que melhora o visual da moto
- Durabilidade inferior a pneus de composto mais duro
- Custo por quilômetro rodado acaba sendo maior
6. Pneu Traseiro Maggion 90/90-18 Com Câmara
O pneu Maggion é um velho conhecido dos motociclistas brasileiros, sendo sinônimo de pneu acessível e confiável. Este modelo traseiro na medida original e para uso com câmara é a escolha perfeita para quem está com o orçamento apertado, mas não quer abrir mão de um produto com certificação e qualidade comprovada.
Ele cumpre bem sua função no uso urbano, oferecendo durabilidade razoável e um desempenho previsível no dia a dia. Não espere dele uma performance esportiva, mas sim um serviço honesto.
Este pneu é ideal para o proprietário de Titan 160 que precisa substituir o pneu gasto sem gastar muito. Ele é uma opção segura para quem roda em velocidades moderadas na cidade e busca uma solução econômica para continuar rodando.
Sua construção com câmara o torna compatível com qualquer roda da Titan, sem a necessidade de adaptações. É o pneu para resolver o problema de forma eficiente e barata, mantendo a moto em condições seguras de uso.
- Preço extremamente competitivo
- Marca nacional confiável e fácil de encontrar
- Desempenho honesto para o uso urbano diário
- Boa opção para quem busca apenas uma reposição funcional
- Aderência, especialmente no molhado, é inferior a modelos mais caros
- Durabilidade é mediana
7. Pneu Dianteiro Maggion 2.75-18 Sem Câmara
Esta versão do pneu dianteiro da Maggion combina o baixo custo da marca com a tecnologia sem câmara. É uma porta de entrada acessível para quem quer migrar para o sistema tubeless e aumentar a segurança sem fazer um grande investimento.
A medida 2.75-18 é dimensionalmente equivalente à 80/100-18 original, garantindo a compatibilidade. O pneu oferece as mesmas características da marca: um produto funcional, sem grandes pretensões de performance, mas que entrega o básico com confiabilidade.
Para o piloto que já tem rodas de liga leve e quer a paz de espírito de um pneu sem câmara, mas está controlando os gastos, esta é a opção ideal. Você obtém a principal vantagem da tecnologia, que é não esvaziar instantaneamente, por um preço muito competitivo.
É uma escolha inteligente para quem usa a moto como transporte diário e quer minimizar os riscos e transtornos de um pneu furado, sem precisar investir em marcas premium.
- Combina a segurança da tecnologia sem câmara com um preço baixo
- Opção econômica para conversão para tubeless
- Marca estabelecida no mercado nacional
- Performance geral e aderência são apenas básicas
- O design da banda de rodagem é simples e focado na função
8. Pneu Dianteiro Flashtyre 2.75-18
Os pneus da marca Flashtyre se posicionam no segmento de ultra baixo custo, frequentemente sendo pneus remoldados (reconstruídos sobre uma carcaça usada). Esta opção dianteira é indicada para situações muito específicas, como para quem precisa de um pneu temporário para passar na vistoria ou para vender a moto.
O preço é o seu único e grande atrativo, sendo imbatível em comparação com pneus novos de primeira ou segunda linha.
Se o seu orçamento é extremamente limitado e você precisa de uma solução imediata e temporária, este pneu pode ser considerado. No entanto, é fundamental ter consciência de suas limitações.
A durabilidade e, principalmente, a aderência (especialmente em pista molhada) são significativamente inferiores às de pneus novos. Não é uma escolha recomendada para uso diário intenso ou para quem depende da moto para trabalhar, devido às incertezas sobre sua performance e segurança a longo prazo.
- Preço mais baixo do mercado
- Solução de emergência para rodar em curto prazo
- Durabilidade e confiabilidade questionáveis
- Aderência muito limitada, principalmente em condições adversas
- Geralmente são pneus remoldados, com performance inferior
9. Pneu Traseiro Flashtyre 90/90-18
Assim como a versão dianteira, o pneu traseiro Flashtyre na medida original 90/90-18 é uma opção focada exclusivamente no preço. Ele atende à necessidade de quem precisa de uma reposição de emergência com o menor desembolso possível.
Trata-se de um pneu para rodar em baixa velocidade e com atenção redobrada, principalmente em dias de chuva. Sua construção e o composto de borracha não são projetados para performance ou alta durabilidade.
Este pneu é para o motociclista que está em uma situação financeira muito restrita e não pode arcar com um pneu de marca estabelecida no momento. É uma alternativa para não rodar com o pneu totalmente careca, mas deve ser encarado como uma solução paliativa.
Se você preza por segurança e roda bastante com sua Titan 160, o ideal é juntar um pouco mais de dinheiro e investir em um pneu de uma marca como Maggion, Vipal ou Levorin, que oferecem um patamar de segurança e durabilidade muito superior.
- Custo de aquisição extremamente baixo
- Permite substituir um pneu careca em uma emergência
- Segurança comprometida devido à baixa aderência
- Durabilidade imprevisível e geralmente baixa
- Não recomendado para quem usa a moto intensivamente
10. Pneu Dianteiro Technic Tiger 2.75-18
O Technic Tiger apresenta um design de banda de rodagem que sugere uma vocação para uso misto, similar ao Levorin Dakar. Os blocos mais robustos e o desenho agressivo são pensados para oferecer boa tração em diferentes tipos de solo.
Ele se posiciona como uma alternativa para quem busca versatilidade, transitando bem entre o asfalto da cidade e estradas de terra no fim de semana.
Este pneu é uma excelente escolha para o piloto aventureiro, que não se limita ao ambiente urbano. Se você mora em uma região com muitas ruas de paralelepípedo, asfalto de má qualidade ou simplesmente gosta de explorar caminhos alternativos, o Tiger vai oferecer a robustez e a tração que você precisa.
Ele pode ser um pouco mais ruidoso no asfalto liso em comparação com um pneu 100% on-road, mas compensa com sua polivalência e resistência.
- Desenho de uso misto, bom para asfalto e terra
- Boa tração em pisos de baixa aderência
- Estrutura que parece robusta
- Pode apresentar maior nível de ruído em altas velocidades
- O desgaste pode ser mais acentuado no uso exclusivo em asfalto
Com Câmara ou Sem Câmara: Qual a Vantagem?
A escolha entre um pneu com câmara (Tube Type - TT) e sem câmara (Tubeless - TL) é uma das decisões mais importantes. A Honda CG 160 Titan com rodas raiadas sai de fábrica com pneus com câmara.
Já as versões com rodas de liga leve são preparadas para pneus sem câmara.
- Pneu com Câmara (TT): É a opção tradicional e mais barata. Sua grande desvantagem é a segurança. Quando furado, o ar escapa instantaneamente, o que pode levar à perda de controle da moto. O reparo exige a desmontagem da roda para remendar a câmara.
- Pneu sem Câmara (TL): A escolha mais moderna e segura. Em caso de furo, o objeto (como um prego) geralmente fica preso na carcaça, e o ar vaza muito lentamente. Isso permite que você pare com segurança ou até rode por alguns quilômetros até um borracheiro. O reparo é simples e rápido, feito por fora com um plug (macarrão).
Pneu Original vs. Mais Largo: O Que Muda?
Muitos motociclistas consideram instalar um pneu traseiro mais largo, como um 100/90-18, no lugar do original 90/90-18. A mudança afeta o comportamento da moto. Um pneu mais largo oferece uma área de contato maior, o que pode dar uma sensação de maior estabilidade em retas.
O principal apelo, no entanto, é estético, deixando a moto com um visual mais agressivo. A desvantagem é que a moto perde agilidade. As respostas em mudanças de direção ficam mais lentas, o que pode ser ruim no trânsito pesado.
Além disso, pode haver um pequeno aumento no consumo de combustível. A medida original é o resultado de um projeto que busca o melhor equilíbrio entre agilidade, estabilidade e consumo para a moto.
Durabilidade e Aderência: Encontrando o Equilíbrio
Existe uma relação inversa entre a durabilidade de um pneu e sua aderência. Pneus com composto de borracha mais duro, como o Vipal ST600, se desgastam mais lentamente e rodam por muitos quilômetros.
A contrapartida é uma menor aderência, sentida principalmente em pista molhada ou em pilotagem esportiva. Por outro lado, pneus com composto mais macio, como o Technic Sport, "grudam" mais no asfalto, oferecendo mais segurança em curvas e frenagens.
Contudo, eles se desgastam muito mais rápido. A escolha ideal depende do seu perfil. Para quem trabalha com a moto, a durabilidade é chave. Para quem usa para lazer e preza pela performance, a aderência é mais importante.
Modelos intermediários tentam equilibrar esses dois mundos.
Perguntas Frequentes
Conheça nossos especialistas

Fundador e Editor-Chefe
Gustavo Ferreira Martins
Fundador do ReviUp, Gustavo é jornalista (UFPR) com MBA em Gestão de Produtos Digitais e mais de 12 anos de experiência em análise de produtos. Ele criou o 'Método ReviUp' para oferecer análises profundas que realmente ajudam os consumidores, já tendo auxiliado mais de 5 milhões de brasileiros a fazerem compras mais inteligentes.

Nossa Equipe de Especialistas
Redação ReviUp
Produção de conteúdo baseada em curadoria de informação e análise de especialistas. A equipe de redação do ReviUp trabalha diariamente para fornecer a melhor experiência de escolha de produtos e serviços a mais de 5 milhões de usuários.


























