Qual o Melhor Óleo 5w40 Sintético? Análise API e ACEA

Gustavo Ferreira Martins
Gustavo Ferreira Martins
11 min. de leitura

Escolher o óleo 5W40 sintético correto é fundamental para a saúde e performance do seu motor. Este guia analisa as 10 melhores opções do mercado, detalhando especificações como API e ACEA, para que você proteja seu investimento e garanta o máximo desempenho do seu veículo.

Avaliamos cada produto pensando em diferentes perfis de motoristas e veículos, desde o uso urbano intenso até a condução esportiva, para ajudar você a tomar a decisão mais informada.

Critérios Para Escolher o Óleo 5W40 Certo

Antes de analisar os produtos, é importante entender os pilares da escolha de um bom lubrificante. A viscosidade 5W40 indica que o óleo tem boa fluidez em baixas temperaturas (o '5W' de winter, inverno) e mantém uma película de proteção robusta em altas temperaturas de operação (o '40').

Opte sempre por um óleo 100% sintético, que oferece maior resistência à oxidação e durabilidade. Verifique as normas exigidas pelo manual do seu carro: a API (americana) e a ACEA (europeia) definem o nível de performance.

Por fim, a homologação de montadora é um selo de aprovação que garante compatibilidade total com motores específicos.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise: Os 10 Melhores Óleos 5W40 Sintéticos

1. Motul 8100 X-Cess Gen2 5W40 4L

O Motul 8100 X-Cess Gen2 se posiciona como a escolha definitiva para entusiastas e donos de veículos de alta performance. Sua formulação 100% sintética é projetada para motores potentes, a gasolina ou diesel, de grande cilindrada, turboalimentados ou aspirados.

O grande diferencial está na sua elevada estabilidade térmica e resistência à oxidação, mantendo a proteção do motor mesmo sob condições extremas de temperatura e rotação. Ele atende a uma vasta gama de homologações exigentes, como a da BMW (LL-01), Mercedes-Benz (MB-Approval 229.

5) e Porsche (A40).

Este óleo é a opção perfeita para o motorista que possui um carro europeu importado, como um Audi, BMW ou Mercedes, e não abre mão da máxima performance. Se você participa de track days ou tem um estilo de condução mais agressivo, a formulação avançada do Motul 8100 justifica o investimento, garantindo uma película lubrificante que não se rompe sob estresse.

Para quem busca o que há de melhor em tecnologia de lubrificação, este produto é a referência no mercado.

Prós
  • Excelente proteção para motores de alta performance.
  • Ampla lista de homologações de montadoras premium.
  • Alta estabilidade térmica e resistência à oxidação.
Contras
  • Custo significativamente mais alto que os concorrentes.
  • Pode ser excessivo para motores de baixa potência e uso urbano.

2. Castrol Magnatec Stop-Start 5w40 A3/B4

A linha Castrol Magnatec é famosa por sua tecnologia de moléculas inteligentes, e a versão Stop-Start leva isso a um novo patamar. O produto foi desenvolvido especificamente para combater o desgaste gerado pelo trânsito urbano, onde o motor é ligado e desligado com frequência.

Suas moléculas aderem às partes críticas do motor como um ímã, formando uma camada extra de proteção que está pronta para agir desde o momento da partida, reduzindo drasticamente o desgaste que ocorre enquanto o óleo convencional ainda está circulando.

Se você dirige principalmente na cidade, enfrenta congestionamentos diários e seu carro possui sistema start-stop, este óleo foi feito para você. Ele é a escolha ideal para proteger o motor do estresse do anda e para, que é comprovadamente mais severo do que viagens contínuas em estradas.

Para motoristas de aplicativos ou quem usa o carro para trajetos curtos, a proteção extra durante a fase de aquecimento do motor faz toda a diferença na longevidade dos componentes.

Prós
  • Proteção superior durante a partida e no trânsito urbano.
  • Tecnologia específica para carros com sistema Stop-Start.
  • Reduz o desgaste em até 75% na fase de aquecimento.
Contras
  • Não possui a norma API SP, a mais recente do mercado.
  • Menos focado em performance extrema em altas rotações.

3. Mobil Super 5W-40 Sintético V

O Mobil Super 5W-40 V é um lubrificante sintético que se destaca pelo equilíbrio entre proteção, limpeza e um custo competitivo. Desenvolvido por uma das marcas mais confiáveis do mundo, sua fórmula foca em prevenir a formação de borra e depósitos, mantendo a eficiência e a vida útil do motor.

Este produto é especialmente reconhecido por atender à rigorosa norma VW 502 00/505 00, o que o torna uma escolha frequente para veículos do grupo Volkswagen.

Para o proprietário de veículos como Jetta, Golf, Virtus, Polo e modelos da Audi que exigem a especificação VW 502 00, o Mobil Super 5W-40 V é uma aposta segura e inteligente. Ele oferece a tranquilidade de usar um óleo homologado pela montadora, com a qualidade Mobil, sem o preço elevado de marcas de nicho.

É a opção racional para quem busca proteção confiável e manutenção do motor em dia, seguindo as recomendações de fábrica.

Prós
  • Excelente poder de limpeza contra a formação de borra.
  • Homologação oficial Volkswagen (VW 502 00/505 00).
  • Ótima relação entre custo e benefício.
Contras
  • Classificação API SN, enquanto opções mais novas já são SP.
  • Apresentado em frascos de 1 litro, pode ser menos prático para a troca completa.

4. Lubrax Valora Flex 5w40 Sintético Kit 4L

O Lubrax Valora Flex é um forte representante da indústria nacional, oferecendo uma solução robusta e acessível para a grande maioria da frota brasileira. Sendo um óleo 100% sintético com classificação API SN e ACEA A3/B4, ele cumpre os requisitos de performance para uma ampla gama de veículos modernos, sejam eles movidos a gasolina, etanol, GNV ou flex.

Sua fórmula é projetada para garantir boa limpeza e proteção contra o desgaste em condições variadas de uso.

Este produto é ideal para o motorista que busca um óleo de qualidade com excelente custo-benefício para seu carro flex de uso diário. Se você possui um Fiat Argo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix (não turbo) ou Renault Kwid, por exemplo, e o manual pede um 5W40 API SN, o Lubrax Valora é uma escolha muito acertada.

A apresentação em kit de 4 litros torna a troca de óleo mais econômica e prática.

Prós
  • Excelente custo-benefício no mercado nacional.
  • Formulado para motores flex (gasolina, etanol, GNV).
  • Kit com 4 litros facilita a troca completa do óleo.
Contras
  • Não possui a norma API SP mais recente.
  • Carece de homologações de montadoras europeias premium.

5. Shell Helix HX8 Professional AV 5W40 VW

O Shell Helix HX8 Professional AV se diferencia pela exclusiva tecnologia Shell PurePlus, que produz um óleo base a partir de gás natural, resultando em um lubrificante com um nível de pureza cristalina.

Isso se traduz em menor volatilidade (menor consumo de óleo), melhor performance em temperaturas extremas e uma limpeza ativa superior, que ajuda a remover borras existentes. A sigla 'AV' indica que sua formulação foi otimizada para os motores do grupo Audi e Volkswagen.

Este é o óleo perfeito para o proprietário de um Volkswagen ou Audi que é detalhista e busca um produto com tecnologia de ponta. Se você quer garantir que seu motor permaneça o mais limpo possível e com performance consistente entre as trocas, a tecnologia PurePlus é um grande atrativo.

É uma alternativa premium ao óleo original, oferecendo benefícios claros em termos de pureza e limpeza do motor.

Prós
  • Tecnologia PurePlus para um óleo base mais puro.
  • Excelente capacidade de limpeza ativa do motor.
  • Otimizado para veículos do grupo Volkswagen e Audi.
Contras
  • Custo mais elevado que outras opções com a mesma homologação VW.
  • Foco muito específico, não sendo a opção mais versátil para outras marcas.

6. Ipiranga F1 Master API SP 5W40

O Ipiranga F1 Master se destaca por ser um dos primeiros produtos do mercado nacional a trazer a mais recente norma API SP. Esta especificação é um avanço significativo sobre a API SN, pois foi desenvolvida para oferecer proteção robusta contra um fenômeno conhecido como pré-ignição em baixa velocidade (LSPI), comum em motores modernos turbo de injeção direta (TGDI).

Além disso, a norma SP aprimora a proteção contra o desgaste da corrente de comando.

Se você possui um carro recente com motor TGDI, como um VW Nivus/T-Cross, Chevrolet Onix/Tracker Turbo ou Fiat Pulse/Fastback, usar um óleo API SP não é apenas uma recomendação, é uma necessidade.

O Ipiranga F1 Master SP é a escolha mais inteligente para garantir a máxima proteção e longevidade para esses motores modernos. Ele oferece a tecnologia mais atual para os problemas mais atuais da engenharia automotiva.

Prós
  • Atende à norma API SP, a mais moderna do mercado.
  • Proteção específica contra o fenômeno de LSPI em motores turbo.
  • Bom custo-benefício para um óleo com tecnologia de ponta.
Contras
  • Menor quantidade de homologações de montadoras quando comparado a marcas europeias.
  • Distribuição pode ser menos abrangente que a de concorrentes maiores.

7. Selenia Perform API SP Petronas 5W40

Desenvolvido pela Petronas, parceira tecnológica da equipe Mercedes-AMG na Fórmula 1, o Selenia Perform SP é o óleo oficial do grupo Stellantis no Brasil. Ele combina a herança de performance da Petronas com as necessidades específicas dos motores Fiat, Jeep e Ram.

Assim como o Ipiranga, ele carrega a crucial norma API SP, garantindo proteção contra LSPI nos modernos motores turbo flex da família GSE, como o T200 e T270.

Para qualquer proprietário de um veículo do grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën) que exija um óleo 5W40, o Selenia Perform SP é a escolha indiscutível. Usar este produto significa seguir exatamente a recomendação da engenharia que projetou o motor do seu carro.

É a garantia de compatibilidade total, manutenção da garantia de fábrica e acesso à proteção mais moderna (API SP) com o selo da montadora.

Prós
  • Óleo original e recomendado pelo grupo Stellantis.
  • Norma API SP para proteção de motores turbo modernos.
  • Tecnologia desenvolvida pela Petronas, com experiência na F1.
Contras
  • Preço geralmente superior a outros óleos API SP.
  • Foco principal nos veículos do grupo Stellantis.

8. Castrol Magnatec Profissional 5w40 VW 508 88

Este produto gera certa confusão devido ao seu título. A norma VW 508 88 é, na verdade, uma especificação para óleos de baixa viscosidade como o 0W-20, não para o 5W40. O produto em questão, sendo um 5W40 da linha Magnatec Professional para VW, atende na realidade às normas VW 502 00 e 505 00, comuns para esta viscosidade em motores VW mais antigos.

A linha 'Professional' indica que o óleo passou por microfiltração e é o mesmo utilizado na rede de concessionárias.

Desconsiderando a inconsistência no título, este óleo é a escolha exata para o proprietário de um Volkswagen (como Jetta 2.5 ou Golf GTI anterior a 2014) que faz questão de usar o mesmo produto aplicado na concessionária.

Ele combina a tecnologia Magnatec, que protege o motor na partida, com a homologação oficial da montadora, garantindo total compatibilidade e a manutenção da originalidade do veículo.

Prós
  • Produto oficial usado na rede de concessionárias Volkswagen.
  • Combina a tecnologia Magnatec com a homologação VW 502 00.
  • Qualidade Castrol com o selo de aprovação da montadora.
Contras
  • A menção à norma VW 508 88 no título é incorreta para a viscosidade 5W40 e pode confundir.
  • Existem opções mais modernas (API SP) para motores mais novos.

9. ACDelco Óleo de Motor Sintético 5W40 SP

A ACDelco é a marca de peças e produtos originais da General Motors. Este óleo 5W40 sintético não é exceção. Sua maior credencial é ser o produto desenvolvido e testado pela própria GM para seus motores.

A recente atualização para a norma API SP o torna a opção mais segura e recomendada para os veículos Chevrolet equipados com os modernos motores turbo, como a linha Onix, Onix Plus e Tracker.

Se você tem um Chevrolet, especialmente um modelo turbo, a escolha é simples: use o óleo ACDelco. Não há razão para procurar outra marca quando o fabricante do seu carro oferece um produto específico, com a norma técnica mais recente (API SP) e a um preço extremamente competitivo.

Usá-lo garante a proteção ideal contra LSPI e mantém a integridade da garantia de fábrica sem complicação.

Prós
  • Produto original e recomendado pela General Motors/Chevrolet.
  • Norma API SP, essencial para motores turbo da marca.
  • Preço muito competitivo para um óleo OEM.
Contras
  • Fórmula desenvolvida especificamente para a linha GM, menos versátil.
  • Embalagem de 1 litro pode ser menos prática que galões maiores.

10. Motul 8100 X-Cess Gen2 5W40 1L

Esta é a versão de 1 litro do aclamado Motul 8100 X-Cess Gen2. O produto é exatamente o mesmo, com a mesma fórmula 100% sintética de alta performance e a mesma lista de homologações de montadoras premium como BMW, Mercedes-Benz, Porsche e VW.

A embalagem menor atende a necessidades específicas onde um galão de 4 ou 5 litros seria um desperdício.

A embalagem de 1 litro é perfeita para duas situações. Primeiro, para o motorista que já utiliza o Motul 8100 e precisa apenas completar o nível do óleo entre as trocas, garantindo que não haverá mistura de aditivos.

Segundo, para proprietários de motocicletas de alta cilindrada cujos manuais especificam um óleo 5W40 de alta performance e cuja capacidade do cárter é pequena. É a forma de ter acesso à qualidade Motul de forma fracionada.

Prós
  • Mesma fórmula premium do Motul 8100 X-Cess Gen2.
  • Ideal para completar o nível ou para motores de menor capacidade.
  • Garante a manutenção da qualidade do óleo sem misturas.
Contras
  • Custo por litro muito superior ao da embalagem de 4 litros.
  • Não é econômico para uma troca de óleo completa.

API SP vs SN: O Que a Nova Norma Significa?

A norma API (American Petroleum Institute) classifica a performance dos óleos. A API SN foi o padrão por muitos anos, focando em proteção contra depósitos e limpeza do motor. A API SP, introduzida em 2020, é uma evolução crítica.

Sua principal vantagem é a proteção contra a Pré-Ignição em Baixa Velocidade (LSPI), um evento destrutivo que pode ocorrer em motores modernos de injeção direta e turbo (TGDI). A norma SP também melhora a proteção contra o desgaste da corrente de comando e oferece maior controle sobre a oxidação do óleo.

Se seu carro é um modelo recente com motor TGDI, priorize óleos API SP.

ACEA A3/B4: Entenda a Especificação Europeia

A ACEA é a associação de construtores europeus de automóveis. Suas normas são focadas em durabilidade e performance para as condições de uso na Europa, que incluem altas velocidades em autoestradas.

A especificação A3/B4, comum em óleos 5W40, designa um lubrificante de alta performance e película robusta (conhecido como HTHS alto). 'A3' é para motores a gasolina e 'B4' para motores a diesel (sem filtro de partículas DPF).

Um óleo ACEA A3/B4 é projetado para uso severo e permite intervalos de troca estendidos, conforme definido pela montadora.

Homologação de Montadora: É Realmente Importante?

Sim, é muito importante, especialmente para certos veículos. Uma homologação (ex: VW 502 00, MB 229.5, BMW LL-01) significa que a montadora testou e certificou aquele óleo específico para uso em seus motores.

É um selo de garantia de que o lubrificante atende a todas as tolerâncias e exigências de materiais daquele motor. Para carros em garantia, usar um óleo homologado é obrigatório para não invalidá-la.

Para veículos europeus de alta performance, mesmo fora da garantia, seguir a homologação é a melhor forma de garantir a longevidade e o desempenho correto do motor.

Perguntas Frequentes

Conheça nossos especialistas

Artigos Relacionados