Qual Melhor Pneu Pirelli Evo ou Cinturato? Compare

Gustavo Ferreira Martins
Gustavo Ferreira Martins
11 min. de leitura

Escolher entre as linhas de pneus Pirelli Evo e Cinturato pode gerar dúvidas. Ambas são populares, mas atendem a motoristas com necessidades distintas. Este guia analisa em detalhes as duas famílias de pneus, comparando 10 modelos para mostrar qual se encaixa melhor no seu carro, no seu orçamento e no seu estilo de dirigir.

Vamos direto aos critérios que importam para sua decisão: desempenho, segurança, durabilidade e custo-benefício.

Evo vs Cinturato: Critérios Para Sua Escolha

A principal diferença entre as linhas Evo e Cinturato está no posicionamento de mercado e na tecnologia aplicada. A linha P400 Evo é a evolução de um clássico da Pirelli, focada em ser uma opção de entrada com excelente durabilidade e um preço competitivo.

É o pneu para o dia a dia, pensado para carros populares que rodam muito em perímetro urbano e buscam um baixo custo por quilômetro rodado. Seu design prioriza a robustez e a longevidade.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Já a linha Cinturato representa a família de "pneus verdes" da Pirelli. Ela incorpora mais tecnologia em seus compostos e na sua construção, com o objetivo de oferecer mais segurança, conforto e economia de combustível.

Pneus como o Cinturato P1 e P7 são projetados para ter menor resistência ao rolamento, o que ajuda a diminuir o consumo do carro. Além disso, o desempenho em pista molhada é um ponto forte da linha, graças a desenhos de banda de rodagem que escoam a água de forma mais eficiente.

Em suma, o Cinturato é uma escolha para quem busca uma performance mais refinada e maior segurança ativa.

Análise dos 10 Melhores Pneus Evo e Cinturato

1. Pirelli P1 Cinturato Aro 14 (165/70R14)

O Pirelli P1 Cinturato na medida 165/70R14 é a escolha ideal para proprietários de carros compactos populares, como Fiat Uno, Palio e Chevrolet Celta, que buscam um upgrade em relação aos pneus de entrada.

Se você valoriza o conforto ao dirigir e a segurança em dias de chuva, este modelo entrega um desempenho notável. Sua tecnologia de compostos e desenho da banda de rodagem foram pensados para reduzir o ruído e melhorar a aderência em piso molhado, transmitindo mais confiança em frenagens e mudanças de direção.

Para o motorista que usa o carro na cidade durante a semana e pega estradas curtas nos fins de semana, o P1 Cinturato oferece um equilíbrio perfeito. A menor resistência ao rolamento pode se traduzir em uma leve economia de combustível a longo prazo, ajudando a justificar o investimento inicial um pouco maior em comparação com a linha Evo.

Ele representa um passo acima em refinamento sem exigir um grande salto no orçamento.

Prós
  • Excelente desempenho em pista molhada.
  • Conforto superior com baixo ruído de rodagem.
  • Contribui para a economia de combustível.
  • Boa dirigibilidade e estabilidade.
Contras
  • Preço inicial mais elevado que a linha P400 Evo.
  • A durabilidade pode ser um pouco menor que a do P400 Evo, focado em longevidade.

2. Pirelli P400 Evo Aro 15 (195/55R15)

Equipando hatches compactos com um apelo mais esportivo, como VW Polo, Fiat Argo e Chevrolet Onix, o Pirelli P400 Evo 195/55R15 é a definição de pneu para o trabalho duro. Este modelo é para o motorista pragmático, que roda muitos quilômetros diariamente e precisa de um pneu que aguente o tranco do asfalto brasileiro sem pesar no bolso.

Sua principal virtude é a durabilidade, graças a um composto resistente e uma estrutura reforçada.

Se o seu critério número um é o custo por quilômetro e você não se importa com um pouco mais de ruído de rodagem, o P400 Evo é uma aposta segura. Ele não oferece o mesmo refinamento ou a mesma performance em chuva que um Cinturato, mas cumpre sua função com eficiência.

É a escolha racional para frotistas, motoristas de aplicativo ou qualquer pessoa que veja o carro como uma ferramenta de trabalho e precise de máxima longevidade.

Prós
  • Excelente durabilidade e alto rendimento quilométrico.
  • Custo-benefício atrativo pelo preço de aquisição.
  • Construção robusta, ideal para ruas brasileiras.
  • Boa performance em piso seco.
Contras
  • Ruído de rodagem mais elevado em comparação com a linha Cinturato.
  • O desempenho em pista molhada é apenas adequado, não se destaca.
  • Conforto de rodagem inferior devido ao composto mais duro.

3. Pirelli P400 Evo Aro 14 (175/65R14)

O Pirelli P400 Evo 175/65R14 é um verdadeiro campeão de vendas, sendo a medida padrão para uma vasta gama de carros como Ford Fiesta, Renault Sandero e Toyota Etios. Este pneu é a escolha de quem busca uma solução simples e eficaz para a troca.

Ele foi projetado com um único objetivo em mente: durar. Se você roda muito na cidade, enfrenta trânsito e buracos, a robustez e a alta quilometragem deste modelo são seus maiores aliados.

Para o motorista que não exige performance esportiva e prioriza o orçamento, o P400 Evo nesta medida é imbatível. Ele oferece segurança para o uso cotidiano em pista seca e uma durabilidade que faz o investimento valer a pena.

A troca por este pneu significa tranquilidade por muitos e muitos quilômetros, sem surpresas na hora de passar no borracheiro.

Prós
  • Durabilidade excepcional, ideal para quem roda muito.
  • Preço de compra muito competitivo.
  • Estrutura reforçada para aguentar o asfalto ruim.
  • Disponibilidade ampla no mercado.
Contras
  • Menos confortável e mais ruidoso que as opções da linha Cinturato.
  • Aderência em piso molhado é funcional, mas inferior aos modelos P1.
  • Não é um pneu que inspira uma condução mais dinâmica.

4. Pirelli P400 Evo Aro 15 (185/65R15)

Presente em muitos sedans compactos como Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Nissan Versa, o P400 Evo na medida 185/65R15 segue a mesma filosofia de seus irmãos: foco total em durabilidade e custo-benefício.

É o pneu perfeito para quem usa o carro para trabalhar e precisa de um componente que não dê dor de cabeça. A sua banda de rodagem foi desenhada para ter um desgaste lento e uniforme, maximizando a vida útil.

Se você está com o orçamento apertado e a prioridade é gastar o mínimo possível na troca dos pneus sem abrir mão da segurança básica, este modelo é a resposta. Ele não vai entregar uma direção silenciosa ou uma performance de tirar o fôlego na chuva, mas garante uma rodagem segura e, principalmente, muito longa.

É uma compra racional, focada na economia a longo prazo através da baixa necessidade de troca.

Prós
  • Alto rendimento quilométrico, um dos melhores da categoria.
  • Excelente custo de aquisição.
  • Banda de rodagem projetada para desgaste regular.
  • Robustez para o uso diário intenso.
Contras
  • Conforto de rodagem limitado.
  • Performance em piso molhado apenas mediana.
  • Ruído perceptível em velocidades de estrada.

5. Pirelli P7 Cinturato Aro 15 (205/60R15)

O Pirelli P7 Cinturato 205/60R15 é destinado a carros médios, como Ford Focus, VW Golf e alguns modelos de sedan mais antigos. Este pneu representa um salto significativo em performance e segurança.

É a escolha ideal para o motorista que aprecia dirigir e pega estrada com frequência. O P7 foi desenvolvido para oferecer alta performance, com foco em estabilidade em altas velocidades e frenagens seguras, tanto no seco quanto no molhado.

Se você busca uma experiência de condução mais conectada e segura, o P7 Cinturato é o pneu certo. O design assimétrico da banda de rodagem melhora a aderência em curvas e a resposta da direção.

Embora seu custo seja mais elevado e sua durabilidade possa ser um pouco menor que a de um pneu focado em longevidade, o ganho em segurança ativa e prazer ao dirigir compensa o investimento para quem valoriza esses atributos.

Prós
  • Excelente estabilidade em altas velocidades.
  • Ótima performance de frenagem em piso seco e molhado.
  • Direção precisa e bom comportamento em curvas.
  • Alto nível de segurança.
Contras
  • Preço significativamente mais alto.
  • Durabilidade inferior em comparação com a linha P400 Evo.
  • Foco em performance pode resultar em um rodar um pouco mais firme.

6. Pirelli P400 Evo Aro 15 (195/60R15)

Comum em sedans médios como o Toyota Corolla mais antigo, VW Santana e Fiat Linea, o P400 Evo 195/60R15 é a opção econômica para quem precisa de um pneu robusto e durável. Para o proprietário de um carro que já saiu de linha ou que é usado como segundo veículo, este pneu oferece uma solução de ótimo custo-benefício.

Ele mantém as características da linha Evo: resistência e alta quilometragem.

Este modelo é indicado para motoristas que não fazem questão de performance de ponta e simplesmente precisam de um pneu confiável para rodar no dia a dia sem sustos. A economia na compra e a vida útil estendida são seus grandes trunfos, tornando-o uma escolha inteligente para quem quer manter os custos de manutenção do carro sob controle.

Prós
  • Ótimo custo-benefício para sedans médios.
  • Elevada durabilidade e resistência ao desgaste.
  • Estrutura forte, adequada para condições variadas de piso.
  • Alternativa econômica para troca.
Contras
  • Nível de ruído e conforto inferior aos da linha Cinturato.
  • Aderência em pista molhada é básica.
  • Não favorece uma condução esportiva.

7. Pirelli P1 Cinturato Aro 15 (195/65R15)

A medida 195/65R15 é uma das mais versáteis do mercado, equipando carros como Honda Civic, Toyota Corolla e VW Jetta. O P1 Cinturato nesta medida é a escolha perfeita para o motorista que busca um equilíbrio entre conforto, segurança e custo.

Ele se posiciona como um pneu de uso misto, excelente tanto para o trânsito urbano quanto para viagens em rodovias. A performance em chuva é um de seus destaques, oferecendo tranquilidade em dias de temporal.

Se você tem um sedan médio e quer um pneu que melhore a qualidade da rodagem, tornando-a mais silenciosa e segura, sem gastar o valor de um pneu de alta performance como o P7, o P1 Cinturato é a opção ideal.

Ele combina as melhores qualidades da linha: economia de combustível, baixo ruído e ótima aderência, sendo um upgrade inteligente sobre os pneus originais de muitas versões de entrada.

Prós
  • Excelente equilíbrio entre conforto e segurança.
  • Ótima performance em piso molhado.
  • Baixo ruído de rodagem.
  • Ajuda na economia de combustível.
Contras
  • Menos focado em performance pura que o P7 Cinturato.
  • Custo um pouco superior ao de opções de entrada.

8. Pirelli P7 Cinturato Aro 17 (225/45R17)

O Pirelli P7 Cinturato na medida 225/45R17 é um pneu de alta performance para sedans e hatches médios modernos, como Audi A3, VW Jetta GLI e Honda Civic Touring. Este pneu é para o entusiasta, o motorista que valoriza a dinâmica do veículo e exige o máximo de aderência e precisão.

Seu desenvolvimento foi focado em performance para estradas, garantindo estabilidade em alta velocidade, respostas rápidas ao volante e frenagens curtas.

Para quem tem um carro com potencial esportivo e quer extrair o melhor dele com segurança, o P7 é a escolha definitiva dentro da linha Cinturato. O investimento é mais alto, mas se reflete diretamente na confiança ao contornar curvas e na capacidade de frenagem em situações de emergência.

É um pneu que transforma a experiência de dirigir, tornando-a mais segura e prazerosa.

Prós
  • Performance de frenagem e aderência excepcionais.
  • Alta estabilidade em curvas e velocidades elevadas.
  • Resposta de direção muito precisa.
  • Segurança máxima em piso seco e molhado.
Contras
  • Preço elevado, um investimento considerável.
  • A durabilidade é sacrificada em nome da performance.
  • O perfil baixo pode tornar o rodar mais rígido em pisos irregulares.

9. Pirelli P400 Evo Aro 16 (205/55R16)

A medida 205/55R16 é extremamente comum, equipando uma vasta gama de veículos médios. O P400 Evo nesta configuração é a solução para quem busca a durabilidade característica da linha em um carro de porte superior.

Para motoristas de aplicativo, frotistas ou qualquer pessoa que utilize intensivamente seu carro e precise de um pneu que dure muito, este modelo é a escolha pragmática.

Enquanto um Cinturato na mesma medida ofereceria mais conforto e performance, o P400 Evo foca no custo por quilômetro. Se o seu percurso diário envolve muitos quilômetros em condições variadas e a prioridade é a economia com manutenção, este pneu entrega exatamente o que promete: uma vida útil longa e um preço de compra acessível para a categoria.

Prós
  • Custo-benefício excelente para a medida aro 16.
  • Durabilidade muito alta, maximizando o tempo entre trocas.
  • Construção robusta para o dia a dia.
  • Alternativa econômica para carros médios.
Contras
  • Performance em chuva e conforto são apenas medianos.
  • Não é a melhor opção para quem gosta de uma direção mais esportiva.
  • Ruído de rodagem pode ser um incômodo em viagens longas.

10. Pirelli P7 Cinturato Aro 16 (195/50R16)

Destinado a hatches compactos premium e versões esportivas, como o Ford New Fiesta Titanium, o P7 Cinturato 195/50R16 eleva o patamar de dirigibilidade desses veículos. É o pneu para quem tem um carro ágil e quer um componente à altura, que ofereça segurança e precisão em uma condução mais animada.

A aderência em curvas e a capacidade de frenagem são os pontos fortes.

Se você aprecia a dinâmica do seu carro e busca extrair o máximo de performance dele nas estradas, este P7 Cinturato é a escolha correta. Ele proporciona uma sensação de controle e segurança que pneus de entrada não conseguem igualar, especialmente em condições adversas como chuva forte.

O custo é justificado pelo ganho em performance e segurança ativa.

Prós
  • Melhora a dinâmica de hatches compactos.
  • Excelente aderência e performance de frenagem.
  • Ótima estabilidade em velocidades mais altas.
  • Transmite muita segurança ao motorista.
Contras
  • Preço consideravelmente mais alto que opções de entrada.
  • Menor foco em durabilidade quando comparado à linha Evo.
  • Rodar mais firme devido ao perfil baixo e foco em performance.

Desempenho na Chuva: Qual Oferece Mais Segurança?

Quando o assunto é segurança em pista molhada, a linha Cinturato leva uma vantagem clara. Seus pneus, como o P1 e o P7, são projetados com sulcos longitudinais mais largos e eficientes, além de ranhuras transversais que otimizam a expulsão da água.

Isso reduz drasticamente o risco de aquaplanagem. Os compostos de sílica usados na linha Cinturato também melhoram a aderência em superfícies úmidas. O P400 Evo, embora seguro para o uso normal, tem um desenho mais simples, focado em durabilidade.

Ele não possui a mesma especialização para chuva, o que exige mais cautela do motorista em temporais.

Custo-Benefício: Evo é Mais Econômico que Cinturato?

A resposta depende da sua definição de economia. Se você busca o menor preço de compra, a linha P400 Evo é quase sempre a vencedora. Seu custo inicial é mais baixo, o que alivia o bolso no momento da troca.

Por outro lado, o custo-benefício da linha Cinturato aparece a longo prazo. Modelos como o P1 Cinturato possuem menor resistência ao rolamento, o que pode gerar uma pequena economia de combustível a cada tanque.

Ao longo de dezenas de milhares de quilômetros, essa economia pode ajudar a compensar o preço mais alto do pneu. Portanto, a escolha é entre economia imediata (Evo) e uma economia gradual ao longo do uso (Cinturato).

Durabilidade e Vida útil: Comparativo de KM

Em termos de quilometragem pura, a linha P400 Evo foi projetada para ser a campeã. Seu composto de borracha é mais duro e a estrutura é focada em resistir ao desgaste do uso intenso e diário.

Não é raro encontrar relatos de motoristas que alcançam quilometragens muito elevadas com esses pneus. A linha Cinturato, especialmente o P7, sacrifica um pouco da longevidade em troca de mais aderência e performance.

Seus compostos mais macios se agarram melhor ao asfalto, mas também se desgastam um pouco mais rápido. O P1 Cinturato busca um meio-termo, oferecendo boa durabilidade, mas geralmente um pouco abaixo do P400 Evo.

Se sua prioridade máxima é rodar o maior número de quilômetros possível antes da próxima troca, o Evo é a escolha certa.

Perguntas Frequentes

Conheça nossos especialistas

Artigos Relacionados