Qual a Melhor Marca de Pneu para Moto 160? Análise

Gustavo Ferreira Martins
Gustavo Ferreira Martins
10 min. de leitura

A escolha do pneu certo para sua motocicleta de 160cc define não apenas o conforto da pilotagem, mas principalmente a sua segurança. Com opções variando entre compostos duros para alta quilometragem e macios para aderência superior, entender as diferenças entre marcas como Vipal, Pirelli e Maggion é essencial para não desperdiçar dinheiro.

Este guia elimina a dúvida e aponta diretamente quais modelos entregam o melhor desempenho para o seu estilo de uso, seja urbano, misto ou estradeiro.

Como Escolher: Durabilidade e Aderência na Pista

Antes de decidir qual a melhor marca de pneu para moto 160, você precisa identificar o seu perfil de piloto. Pneus não são todos iguais e a borracha utilizada na fabricação muda drasticamente o comportamento da moto.

Um entregador que roda 150km por dia precisa de algo diferente de quem usa a moto apenas para passeios de fim de semana.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

A durabilidade quilométrica geralmente compete com a aderência. Pneus de composto mais duro duram mais, porém demoram mais para aquecer e podem ser menos eficazes em dias de chuva intensa.

Já os compostos macios grudam no asfalto, permitindo curvas mais agressivas e frenagens curtas, mas sua vida útil é reduzida. Além disso, o desenho dos sulcos é vital para a dispersão da água, evitando a aquaplanagem.

Ranking: Os 10 Melhores Pneus para Moto 160 Avaliados

Selecionamos e analisamos os principais modelos disponíveis no mercado, focando em compatibilidade com a linha Honda CG (Titan/Fan), Honda Bros e Yamaha NMAX.

1. Par Pneu Vipal ST600 CG 160 e Titan Sem Câmara

O Vipal ST600 é a escolha definitiva para o motociclista urbano que prioriza a relação custo-benefício e alta durabilidade. Este modelo foi desenhado especificamente para aguentar o asfalto irregular das cidades brasileiras, oferecendo uma carcaça robusta que resiste bem a impactos.

Se você utiliza a moto para trabalho, como entregas ou deslocamento diário intenso, a longevidade da borracha deste pneu é um diferencial econômico importante.

Em termos de desempenho, o ST600 oferece uma pilotagem segura em piso seco, com uma área de contato que garante estabilidade em retas. No molhado, ele cumpre seu papel, embora exija cautela em curvas muito fechadas quando comparado a modelos esportivos de composto macio.

A tecnologia tubeless (sem câmara) deste par aumenta a segurança, pois o esvaziamento em caso de furos é muito mais lento, permitindo que você chegue a um borracheiro.

Prós
  • Alta durabilidade quilométrica
  • Excelente resistência a impactos urbanos
  • Modelo sem câmara (maior segurança)
  • Ótimo custo-benefício para trabalho
Contras
  • Composto mais duro pode ser menos aderente em chuvas fortes
  • Design mais funcional do que esportivo

2. Pneu Traseiro Maggion Viper para Bros 160

Para os proprietários de Honda Bros 160 que enfrentam terrenos mistos, o Maggion Viper é uma opção robusta e confiável. Este pneu traseiro é projetado com blocos de borracha espaçados, o que é fundamental para quem roda em estradas de terra ou ruas de paralelepípedo.

Ele oferece tração onde pneus 100% urbanos (street) falhariam, 'mordendo' o terreno solto com eficiência.

A Maggion entrega aqui um produto que equilibra bem o uso on-road e off-road leve. No asfalto, ele produz um pouco mais de ruído devido aos cravos, algo esperado para a categoria trail.

É a compra ideal para quem vive em áreas rurais ou precisa atravessar trechos não pavimentados para chegar ao trabalho, garantindo que a traseira da moto não fique sambando na lama ou areia.

Prós
  • Tração superior em terra e cascalho
  • Estrutura reforçada para uso misto
  • Preço competitivo na categoria trail
  • Boa autolimpeza dos sulcos
Contras
  • Maior ruído de rolagem no asfalto
  • Desgaste ligeiramente mais rápido em asfalto quente

3. Par Pneu Technic para Bros 160 (Dianteiro e Traseiro)

O kit da Technic para a Bros 160 foca no motociclista que está com o orçamento apertado mas precisa renovar os dois pneus simultaneamente. A marca brasileira tem ganhado espaço por oferecer produtos acessíveis que atendem às normas de segurança do Inmetro.

Este conjunto segue o padrão de desenho original da moto, mantendo a estética trail e a funcionalidade básica para o dia a dia.

Embora o preço seja o grande atrativo, é importante alinhar as expectativas quanto à performance extrema. A Technic utiliza compostos que funcionam bem em uso moderado, mas podem não ter a mesma durabilidade quilométrica de marcas premium como Pirelli ou Metzeler.

É uma solução honesta para uso urbano e pequenos trechos de terra, ideal para quem não exige performance agressiva da motocicleta.

Prós
  • Preço do par muito acessível
  • Certificação do Inmetro
  • Desenho compatível com uso misto leve
  • Boa opção para reposição econômica
Contras
  • Vida útil inferior a marcas premium
  • Aderência no limite é menor em piso molhado

4. Pneu Dianteiro Pirelli MT60 Aro 19 para Bros

O Pirelli MT60 é sinônimo de performance e segurança para a categoria trail urbana. Se você prioriza a sua integridade física e a estabilidade da moto acima do preço, este é o pneu dianteiro a ser escolhido.

A Pirelli utiliza uma tecnologia de sílica e compostos que garantem uma aderência excepcional, transmitindo muita confiança na direção, especialmente em frenagens de emergência onde a roda dianteira é crítica.

O desenho dos blocos do MT60 é otimizado para garantir contato máximo com o solo, mesmo em curvas inclinadas. Diferente de pneus 'cravudos' genéricos, ele não vibra excessivamente no asfalto, oferecendo um rodar suave.

É perfeito para quem usa a Bros 160 majoritariamente na cidade ou estrada pavimentada, mas quer estar preparado para qualquer eventualidade ou mudança de terreno.

Prós
  • Aderência superior em seco e molhado
  • Excelente estabilidade em frenagens
  • Conforto de rodagem elevado
  • Qualidade de construção premium
Contras
  • Investimento inicial mais alto
  • Durabilidade pode ser menor que compostos extra-duros

5. Casal Pneu Technic Sport para CG 160 Titan

Este conjunto Technic Sport visa atender o público jovem que busca dar um visual mais agressivo e esportivo para a CG 160 Titan. O desenho da banda de rodagem foge do padrão clássico de 'moto de trabalho', oferecendo sulcos que lembram pneus de motos de alta cilindrada.

Para quem valoriza a estética da moto, este kit transforma o visual sem custar uma fortuna.

Em termos práticos, o modelo Sport oferece uma área de contato maior nas laterais, o que teoricamente ajuda em curvas. No entanto, por ser uma marca de entrada, o composto de borracha exige cuidado nos primeiros quilômetros até que a cera protetora saia completamente.

É uma opção válida para uso urbano recreativo ou deslocamentos curtos, onde o visual conta tanto quanto a funcionalidade básica.

Prós
  • Visual esportivo diferenciado
  • Custo baixo para o par completo
  • Boa estabilidade em retas
  • Design moderno da banda de rodagem
Contras
  • Performance em chuva exige cautela
  • Acabamento pode ser inferior a marcas de topo

6. Pneu Traseiro Levorin Matrix para NMAX 160

Donos de scooter NMAX 160 sabem que as rodas pequenas sofrem mais com os buracos, e o Levorin Matrix foi desenvolvido pensando exatamente nisso. A Levorin, agora parte do grupo Michelin, entrega um pneu com laterais reforçadas e uma excelente capacidade de carga.

Este modelo traseiro é ideal para quem usa a scooter no trânsito pesado e precisa de agilidade nas mudanças de faixa.

O destaque do Matrix é o seu desenho de sulcos profundos, que são muito eficientes na drenagem de água. Para scooters, que são leves e propensas a instabilidade na chuva, essa característica é vital.

Ele oferece uma durabilidade muito satisfatória, equilibrando bem o desgaste com a aderência necessária para as frenagens constantes do uso urbano automático.

Prós
  • Excelente drenagem de água (segurança na chuva)
  • Estrutura robusta para rodas de scooter
  • Boa relação durabilidade/preço
  • Tecnologia do grupo Michelin
Contras
  • Um pouco mais rígido, transmitindo imperfeições do solo
  • Disponibilidade de estoque oscila

7. Pneu Dianteiro Vipal TR300 para Bros 160 e XRE

O Vipal TR300 é o concorrente direto dos modelos premium para uso misto, posicionando-se como uma alternativa de alta qualidade para a dianteira da Bros ou XRE 190. Seu design é mais agressivo que o modelo urbano ST600, com blocos desenhados para oferecer mordência em terrenos soltos sem sacrificar a estabilidade no asfalto.

É a escolha certa para quem mora em regiões com asfalto precário ou estradas de chão batido.

A Vipal acertou na composição deste pneu, que transmite segurança ao piloto. A frente da moto permanece firme e obediente aos comandos do guidão, mesmo ao passar por areia ou detritos na pista.

A resistência a cortes e perfurações também é um ponto forte da linha TR300, o que é essencial para evitar dores de cabeça em locais remotos ou durante viagens curtas.

Prós
  • Ótimo desempenho em terrenos irregulares
  • Alta resistência a cortes e furos
  • Estabilidade direcional confiável
  • Marca nacional de referência
Contras
  • Pode gerar vibração leve no guidão em alta velocidade
  • Preço superior aos modelos de entrada

8. Pneu Dianteiro Technic Tiger para CG 160

O modelo Tiger da Technic é uma das opções mais baratas do mercado para a roda dianteira da linha CG. Ele é voltado para o motociclista que usa a moto estritamente na cidade, em baixas e médias velocidades, e precisa de uma reposição imediata e econômica.

O desenho da banda de rodagem é clássico, com sulco central que auxilia na direção e estabilidade em linha reta.

É importante notar que, sendo um pneu de entrada, o Technic Tiger não possui as mesmas tecnologias de compostos múltiplos de marcas mais caras. Ele cumpre a função de manter a moto rodando legalmente e com segurança básica.

É ideal para motos de frota ou para quem está preparando a moto para venda e quer entregar o veículo com pneus novos sem gastar muito.

Prós
  • Preço extremamente competitivo
  • Sulco central para estabilidade direcional
  • Atende perfeitamente uso urbano leve
  • Fácil de encontrar no mercado
Contras
  • Borracha resseca mais rápido se exposta muito ao sol
  • Aderência limitada em pilotagem agressiva

9. Pneu Dianteiro 80/100-18 Sem Câmara Titan

Este modelo específico com as medidas 80/100-18 segue as especificações originais de fábrica para a dianteira da família Titan e Fan 160. Respeitar essa medida é crucial para manter a geometria da moto, garantindo que o velocímetro marque corretamente e que a moto entre nas curvas da maneira que os engenheiros da Honda projetaram.

A opção sem câmara (tubeless) é um upgrade obrigatório para quem busca segurança moderna.

Indicado para quem não quer inventar moda ou adaptar medidas diferentes. Este pneu oferece o equilíbrio padrão de fábrica. Ao utilizar um pneu sem câmara em rodas de liga leve, você elimina o risco de esvaziamento explosivo, comum em pneus com câmara quando furados.

Isso dá tempo de perceber o pneu baixo e procurar socorro, evitando quedas graves.

Prós
  • Medidas originais de fábrica (sem adaptações)
  • Tecnologia sem câmara para maior segurança
  • Compatibilidade perfeita com rodas de liga leve
  • Manutenção da geometria da moto
Contras
  • Exige bico específico para rodas sem câmara
  • Não compatível com rodas raiadas sem adaptação

10. Pneu Dianteiro STR 5000 Aro 18

O STR 5000 apresenta-se como uma alternativa no segmento de reposição, focando em um desenho de banda de rodagem que favorece o escoamento de água. Geralmente associado a marcas de combate (segunda linha ou importados), este modelo busca atrair pelo desenho moderno e pela promessa de funcionalidade em dias chuvosos, graças aos sulcos laterais bem definidos.

Este pneu é adequado para uso em deslocamentos curtos e em vias urbanas onde a velocidade é controlada. Não é um pneu para performance em rodovias ou curvas de alta velocidade, mas serve bem ao propósito de manter a moto rodando no dia a dia da cidade.

A relação custo-benefício é o seu principal argumento de venda, sendo uma opção viável para orçamentos restritos.

Prós
  • Sulcos desenhados para escoamento de água
  • Preço baixo
  • Opção válida para uso estritamente urbano
  • Visual moderno
Contras
  • Informações sobre durabilidade a longo prazo são escassas
  • Composto de borracha pode ser mais rígido

Pneu com Câmara vs Sem Câmara: Qual a Diferença?

A principal diferença está na segurança e na forma como o pneu reage a um furo. Pneus com câmara (tube type), comuns em rodas raiadas (como na Bros e nas CGs mais antigas), tendem a esvaziar quase instantaneamente quando perfurados, o que pode desestabilizar a moto e causar acidentes.

Além disso, o reparo exige a desmontagem da roda para remendar a câmara.

Já os pneus sem câmara (tubeless), usados em rodas de liga leve (como na Titan 160 EX e NMAX), possuem uma camada interna que veda o objeto perfurante. O ar vaza muito lentamente, permitindo que você rode até um posto.

O reparo é simples, feito com um 'macarrão' de fora para dentro, sem tirar a roda da moto. Se sua moto permite, opte sempre pelo modelo sem câmara.

Marcas em Destaque: Pirelli, Vipal ou Maggion?

  • Pirelli: É a marca premium. Oferece a melhor tecnologia, maior aderência e segurança, mas cobra mais caro por isso. Ideal para quem exige performance máxima.
  • Vipal: É a líder nacional e a rainha do custo-benefício. Seus pneus são extremamente duráveis e robustos, perfeitos para o asfalto ruim do Brasil e para uso profissional.
  • Maggion: Foca no segmento de entrada e uso misto. Oferece produtos honestos e resistentes por um preço acessível. Muito forte no interior do país e uso rural.
  • Technic/Levorin: Boas opções intermediárias e de entrada. Levorin tem qualidade próxima à Vipal (pertence à Michelin), enquanto Technic foca em preço baixo.

Manutenção Preventiva: TWI e Calibragem Ideal

Não adianta comprar o melhor pneu se você não cuida dele. A calibragem deve ser feita semanalmente, com os pneus frios. Rodar com pneu murcho aumenta o consumo de combustível, superaquece a borracha e causa desgaste irregular, matando o pneu prematuramente.

Fique atento ao TWI (Tread Wear Indicator). São pequenas elevações dentro dos sulcos do pneu. Quando a borracha gasta e chega no nível dessas marcas, o pneu atingiu o limite de segurança legal e técnica.

Rodar além do TWI coloca sua vida em risco, especialmente na chuva, e gera multa.

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