Melhor Pneu Para Moto 160: Asfalto ou Terra?
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Escolher o pneu certo para sua moto de 160cc, seja uma Honda CG 160 ou uma NXR 160 Bros, é uma decisão fundamental para sua segurança e para o desempenho da motocicleta. O pneu é o único ponto de contato com o solo, e a escolha errada pode comprometer a aderência, a estabilidade e a durabilidade.
Este guia analisa os melhores pneus do mercado, detalhando as opções para quem roda exclusivamente no asfalto e para quem se aventura em terrenos mistos, ajudando você a encontrar o equilíbrio perfeito entre performance, segurança e custo-benefício.
Como Escolher o Pneu Certo Para Sua Moto 160?
Antes de analisar os produtos, é preciso entender os fatores que definem um bom pneu para sua moto. A escolha vai além da marca. Considere seu estilo de pilotagem, os terrenos que você mais frequenta e as especificações da sua motocicleta.
As motos 160, como a CG 160 e a NXR 160 Bros, têm propostas diferentes e, por isso, exigem pneus distintos.
Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo
- Tipo de Terreno: Você roda 100% no asfalto da cidade ou enfrenta estradas de terra no fim de semana? Pneus street (urbanos) são lisos para máxima aderência no asfalto. Pneus on/off-road (de uso misto) possuem blocos maiores e sulcos mais profundos para tração na terra.
- Medidas Originais: Respeitar as medidas de fábrica (largura, altura e aro) é a forma mais segura de garantir o comportamento dinâmico projetado pela montadora. Alterações podem afetar a estabilidade e o consumo.
- Durabilidade vs. Aderência: Pneus com composto de borracha mais duro duram mais, mas podem oferecer menos aderência, especialmente na chuva. Compostos mais macios "grudam" melhor no chão, mas se desgastam mais rápido. O ideal é buscar um equilíbrio.
- Com Câmara ou Sem Câmara: Verifique se sua roda exige um pneu com câmara (Tube Type, TT) ou permite um pneu sem câmara (Tubeless, TL). Pneus sem câmara oferecem mais segurança, pois esvaziam lentamente em caso de furo.
Análise: 10 Melhores Pneus Para Moto 160
1. Pneu Pirelli MT60 Traseiro (Original Bros 160)
O Pirelli MT60 é a referência quando se fala em pneu on/off-road para a NXR 160 Bros, sendo o modelo original de fábrica. Seu design com blocos otimizados oferece uma performance equilibrada, garantindo boa tração em estradas de terra batida e cascalho sem sacrificar a segurança e o conforto no asfalto.
A estrutura reforçada foi projetada para suportar as irregularidades de terrenos mistos, proporcionando estabilidade em curvas e frenagens em diferentes superfícies. É um pneu que transmite confiança ao piloto que não se limita apenas ao ambiente urbano.
Este pneu é a escolha ideal para o proprietário da NXR 160 Bros que utiliza a moto como ela foi projetada: para o uso misto. Se você mora em uma região com estradas não pavimentadas ou gosta de pegar um caminho de terra no fim de semana, o MT60 entrega a versatilidade que você precisa.
Ele não é o mais durável no asfalto puro, mas sua capacidade de transitar entre os dois mundos com competência justifica o investimento. Para quem busca o desempenho original e testado pela Honda, não há escolha melhor.
- Excelente performance em terrenos mistos (on/off-road).
- Pneu original da Honda NXR 160 Bros, garantia de compatibilidade.
- Boa aderência e estabilidade em pisos de baixa aderência.
- Estrutura radial que melhora o conforto e a dirigibilidade.
- Preço mais elevado em comparação com marcas concorrentes.
- Desgaste um pouco mais rápido se usado exclusivamente em asfalto quente.
- Pode gerar um pouco mais de ruído de rolagem no asfalto liso.
2. Pneu Pirelli MT60 Dianteiro (Original Bros 160)
Complementando o par original da Bros 160, o pneu dianteiro Pirelli MT60 segue a mesma filosofia de versatilidade e confiança. Seu desenho é projetado para cortar a água em piso molhado e garantir a direção precisa em terrenos irregulares, dando ao piloto total controle da dianteira da moto.
A combinação do pneu dianteiro e traseiro da linha MT60 cria um conjunto harmonioso, que trabalha em sintonia para oferecer a melhor experiência de pilotagem mista possível para a categoria.
Para o piloto que já escolheu o MT60 traseiro, a combinação com o dianteiro da mesma linha é quase obrigatória. Misturar modelos e marcas diferentes pode causar desequilíbrios dinâmicos na motocicleta.
Este pneu é perfeito para quem não quer fazer concessões na segurança e busca manter a originalidade e o comportamento padrão da sua NXR 160 Bros. Ele é a garantia de que a frente da moto responderá de forma previsível tanto na terra quanto no asfalto.
- Conjunto perfeito com o pneu traseiro MT60.
- Ótima capacidade de drenagem de água.
- Mantém a dirigibilidade original da NXR 160 Bros.
- Segurança e previsibilidade em diferentes tipos de terreno.
- Custo superior ao de outras marcas do segmento on/off-road.
- O desgaste pode ser considerado rápido por quem roda apenas na cidade.
3. Par de Pneus Maggion para NXR Bros 160
O par de pneus da Maggion, com o modelo Viper na dianteira e traseira, surge como uma alternativa de excelente custo-benefício para a NXR 160 Bros. Com um desenho de banda de rodagem também voltado para o uso misto, ele se inspira em modelos consagrados para oferecer uma opção mais acessível.
A Maggion é uma marca nacional conhecida por produzir pneus com boa durabilidade, focando no motociclista que roda muito e precisa de um produto que resista ao uso diário intenso, seja no asfalto ou em estradas de terra de baixa complexidade.
Este conjunto é ideal para o trabalhador ou o motociclista que usa a Bros 160 como principal meio de transporte e está com o orçamento mais controlado. Se você busca durabilidade acima de performance extrema e precisa de um pneu que aguente o tranco do dia a dia sem esvaziar o bolso, a Maggion é uma escolha muito inteligente.
Ele pode não ter a mesma aderência refinada de um Pirelli no limite, mas para o uso cotidiano e passeios leves, cumpre seu papel com competência e economia.
- Excelente custo-benefício, sendo mais acessível que os Pirelli.
- Boa durabilidade, ideal para quem roda altas quilometragens.
- Desenho on/off-road que garante versatilidade.
- Marca nacional com ampla distribuição.
- Aderência em piso molhado é apenas razoável, exige mais cautela.
- Composto mais duro pode tornar a pilotagem um pouco menos confortável.
- Performance na terra é inferior à do MT60 em situações mais exigentes.
4. Pneu Pirelli City Dragon Dianteiro (Original CG 160)
Saindo do universo on/off-road e entrando no asfalto, o Pirelli City Dragon é o pneu de referência para a linha CG 160. Como pneu original de fábrica da moto urbana mais vendida do Brasil, ele foi desenvolvido com foco total no uso urbano.
Seus sulcos são projetados para uma eficiente drenagem de água, oferecendo ótima aderência em chuva. O composto busca o equilíbrio perfeito entre durabilidade para o uso diário e segurança nas frenagens e curvas do trânsito caótico das cidades.
Este pneu é a escolha certa para o proprietário da CG 160 Titan, Fan ou Start que utiliza a moto para o trabalho, locomoção diária e viagens curtas em estradas pavimentadas. Se você roda 99% do tempo no asfalto e valoriza a segurança no piso molhado, o City Dragon entrega a performance esperada.
Manter o pneu original significa preservar as características de dirigibilidade e segurança projetadas pela Honda, sendo uma opção segura e confiável para o motociclista urbano.
- Pneu original da linha Honda CG 160.
- Excelente aderência e escoamento de água no piso molhado.
- Bom equilíbrio entre durabilidade e performance urbana.
- Proporciona uma pilotagem ágil e segura no trânsito.
- Preço pode ser maior que o de marcas concorrentes diretas.
- Não é indicado para qualquer tipo de uso fora do asfalto.
5. Par de Pneus Vipal ST600 para CG 160
A Vipal apresenta o par de pneus ST600 como um forte concorrente no segmento street para a CG 160. Este modelo foi desenvolvido com foco em durabilidade e resistência, utilizando a tecnologia Vipal para entregar alta quilometragem.
Seu desenho da banda de rodagem é pensado para o uso urbano, com sulcos que favorecem a estabilidade e a segurança em retas e curvas, além de uma boa performance em dias de chuva.
A Vipal é outra marca nacional que se destaca pelo bom custo-benefício.
Se você é motoboy, entregador ou simplesmente roda milhares de quilômetros por mês com sua CG 160, o Vipal ST600 é um pneu a ser seriamente considerado. O foco dele é a durabilidade.
Ele foi feito para durar e reduzir o custo por quilômetro rodado. Para o profissional que depende da moto, trocar pneus com menos frequência significa mais tempo trabalhando e menos dinheiro gasto.
A aderência é adequada para o uso diário, tornando-o uma opção extremamente racional.
- Alta durabilidade e rendimento quilométrico.
- Excelente custo-benefício, ideal para uso profissional.
- Boa estabilidade em retas e curvas no asfalto.
- Marca nacional confiável e fácil de encontrar.
- Aderência em condições extremas (chuva muito forte ou pilotagem esportiva) é inferior à do Pirelli.
- O conforto pode ser ligeiramente menor devido ao composto mais duro.
6. Par de Pneus Technic Sport para CG 160
O conjunto Technic Sport aposta em um visual mais esportivo e agressivo para a CG 160. Com um desenho inspirado em pneus de motocicletas de maior cilindrada, ele busca atrair o piloto que quer dar um toque de personalidade à sua moto.
A Technic foca em oferecer produtos com preço competitivo, e a linha Sport não é diferente. Ele é um pneu 100% urbano, projetado para o asfalto e para quem busca uma alternativa mais estilosa aos pneus de desenho tradicional.
Este par de pneus é perfeito para o motociclista jovem que personaliza sua CG 160 e quer um visual diferenciado. Se você se preocupa com a estética da moto e busca um pneu com desenho arrojado sem gastar muito, o Technic Sport atende a essa necessidade.
É importante notar que, embora o nome seja "Sport", seu foco principal é o custo e o visual. A performance de aderência é adequada para o uso urbano consciente, mas não se compara a um pneu esportivo de alta performance.
- Preço muito competitivo, entre os mais baratos do mercado.
- Visual esportivo que diferencia a moto.
- Adequado para uso urbano diário.
- Oferece uma opção de customização acessível.
- Durabilidade pode ser inferior a modelos focados em alta quilometragem como o Vipal.
- Aderência em piso molhado exige atenção redobrada do piloto.
- O apelo "esportivo" está mais no design do que na composição da borracha.
7. Pneu Traseiro Maggion Viper para Bros 160
O Maggion Viper traseiro, vendido separadamente, reforça a posição da marca como uma escolha de ótimo custo-benefício para a NXR 160 Bros. Este pneu on/off-road apresenta um composto de borracha pensado para equilibrar durabilidade no asfalto com uma tração decente em estradas de terra.
O desenho de seus blocos é versátil, permitindo que a moto se comporte de maneira previsível na cidade durante a semana e encare um caminho rural no fim de semana sem grandes dificuldades.
Para o proprietário da Bros 160 que precisa substituir apenas o pneu traseiro e busca uma solução econômica e funcional, o Maggion Viper é uma excelente pedida. Se seu orçamento é o fator principal, mas você não quer abrir mão da capacidade de uso misto da sua moto, este pneu entrega o que promete.
Ele é a escolha do motociclista pragmático, que entende que não precisa do pneu mais caro para rodar com segurança e versatilidade no dia a dia.
- Ótimo preço, uma das opções mais econômicas para a Bros 160.
- Boa durabilidade para quem roda muito.
- Performance honesta para uso misto (asfalto e terra leve).
- Ideal para quem busca uma reposição econômica.
- A performance em lama ou areia é limitada.
- Pode apresentar vibração em velocidades mais altas no asfalto.
- Aderência inferior aos modelos premium, principalmente em chuva.
8. Pneu Dianteiro Vipal TR400 para Bros 160
O Vipal TR400 é a aposta da marca para equipar a dianteira da NXR 160 Bros, com foco claro em durabilidade e resistência. Seu desenho on/off-road, com blocos bem definidos, busca oferecer segurança na direção em diferentes tipos de piso.
A Vipal é reconhecida por sua expertise em compostos de borracha de alta durabilidade, e o TR400 não foge à regra, sendo uma opção robusta para quem enfrenta condições severas de uso e busca um pneu que aguente o desgaste por mais tempo.
Este pneu dianteiro é ideal para o motociclista que usa a Bros 160 para trabalho pesado em zonas rurais ou periferias com asfalto ruim. Se sua prioridade número um é um pneu que não te deixe na mão e que demore a pedir troca, o Vipal TR400 é um forte candidato.
Ele é perfeito para quem roda em terrenos mais acidentados onde a resistência a cortes e furos é tão importante quanto a aderência. É uma escolha funcional, voltada para o trabalho e a economia a longo prazo.
- Durabilidade excepcional, marca registrada da Vipal.
- Construção robusta, com boa resistência a danos.
- Preço competitivo, oferecendo bom custo-benefício.
- Performance confiável em terra e asfalto de baixa qualidade.
- Conforto de rodagem no asfalto liso pode ser comprometido.
- Aderência em curvas no asfalto molhado não é seu ponto forte.
- Pode ser um pouco mais pesado que os concorrentes.
9. Par de Pneus Technic para NXR Bros 160
A Technic oferece um par de pneus para a NXR Bros 160 com a proposta de ser a opção mais acessível do mercado. Os modelos T&C (dianteiro) e TMX (traseiro) possuem desenhos on/off-road que cumprem a função básica de rodar tanto no asfalto quanto na terra.
O foco da marca é claramente o preço, permitindo que o motociclista troque o par de pneus gastando muito pouco. É uma solução para quem precisa colocar a moto para rodar com um orçamento extremamente limitado.
Este conjunto é indicado para uma situação específica: quando o dinheiro é muito curto e os pneus atuais estão completamente gastos, representando um risco. Se você precisa de uma solução de emergência para continuar rodando com o mínimo de segurança, o par da Technic é uma opção viável.
Contudo, o piloto deve estar ciente de suas limitações. A aderência, especialmente em chuva, e a durabilidade geral são inferiores às das marcas concorrentes. É um pneu para rodar com cautela e sem buscar performance.
- Preço extremamente baixo, o mais acessível da lista.
- Permite a troca do par de pneus com um investimento mínimo.
- Desenho on/off-road que mantém a versatilidade da moto.
- Baixa aderência em piso molhado, exigindo pilotagem defensiva.
- Durabilidade limitada; o barato pode sair caro a médio prazo.
- Qualidade geral do composto e da construção é básica.
10. Pneu Dianteiro STR 5000 para CG 160
O pneu STR 5000, fabricado pela Rinaldi, é mais uma opção de custo-benefício para o uso urbano na CG 160. Com um desenho de banda de rodagem clássico e funcional, ele é projetado para o dia a dia na cidade.
Seus sulcos centrais e laterais ajudam no escoamento da água e garantem boa estabilidade direcional. A Rinaldi é uma marca que compete diretamente com Vipal e Maggion, buscando oferecer um produto durável com um preço atraente para o motociclista profissional.
Este pneu é para o dono de CG 160 que busca uma alternativa aos pneus originais e quer economizar na troca sem arriscar com marcas desconhecidas. Se você usa a moto para trabalhar e roda principalmente no seco, mas precisa de um mínimo de segurança na chuva, o STR 5000 é uma escolha equilibrada.
Ele não tem o refinamento de um Pirelli, mas sua durabilidade e preço o tornam uma opção muito popular entre frotistas e motoboys que precisam de um pneu confiável e econômico.
- Bom custo-benefício, mais barato que o pneu original.
- Durabilidade adequada para uso profissional intenso.
- Desenho funcional que oferece boa estabilidade.
- Marca conhecida no mercado de reposição.
- Performance em chuva é apenas satisfatória.
- Pode apresentar um pouco mais de ruído em comparação com o City Dragon.
- O conforto de rodagem é padrão, sem diferenciais.
Pneu Street vs. On/Off-Road: Qual o Ideal?
A diferença fundamental entre um pneu street (urbano) e um on/off-road (misto) está no desenho da banda de rodagem. Um pneu street, como o Pirelli City Dragon para a CG 160, tem uma superfície mais lisa, com sulcos finos e direcionais.
O objetivo é maximizar a área de contato com o asfalto, o que resulta em mais aderência, estabilidade em alta velocidade e melhor capacidade de frenagem em piso seco ou molhado.
Já um pneu on/off-road, como o Pirelli MT60 para a Bros 160, possui blocos de borracha maiores e mais espaçados. Esses "gomos" e os sulcos profundos entre eles são projetados para "cavar" terrenos macios como terra e cascalho, gerando tração onde um pneu liso patinaria.
A desvantagem é que, no asfalto, a área de contato é menor, o que pode resultar em um pouco menos de aderência em curvas no limite, maior ruído e um desgaste mais rápido. A escolha é simples: se você nunca sai do asfalto, um pneu street é mais seguro e eficiente.
Se você enfrenta qualquer tipo de estrada de terra, mesmo que raramente, o pneu on/off-road é essencial.
Durabilidade e Aderência: Fatores Decisivos
Achar o balanço ideal entre durabilidade e aderência é o grande desafio na escolha de um pneu. Fabricantes usam diferentes compostos de borracha para atingir seus objetivos. Pneus focados em durabilidade, como os da Vipal, usam uma borracha mais dura.
Isso faz com que o pneu se desgaste mais lentamente, entregando uma quilometragem total maior. A contrapartida é uma menor capacidade de se moldar às microimperfeições do asfalto, o que resulta em menos aderência, um fator crítico principalmente em dias de chuva ou em frenagens de emergência.
Pneus de alta performance, por outro lado, usam compostos mais macios que oferecem uma aderência superior. Eles aquecem mais rápido e "grudam" no chão, transmitindo mais segurança em curvas e frenagens.
O preço a se pagar é um desgaste acelerado. Para motos como a CG 160 e a Bros 160, o ideal é buscar pneus de marcas confiáveis que ofereçam um composto intermediário, como os modelos originais da Pirelli, que são projetados para entregar um equilíbrio seguro entre os dois extremos para o uso diário.
Guia de Medidas: Pneus para CG 160 vs. Bros 160
Usar a medida correta de pneu é vital para a segurança e o comportamento da moto. As medidas vêm marcadas na lateral do pneu em um formato como "90/90-19". O primeiro número é a largura em milímetros, o segundo é a altura do flanco (em porcentagem da largura) e o último é o diâmetro do aro em polegadas.
Abaixo estão as medidas originais de fábrica para os principais modelos 160:
- Honda CG 160 (Titan/Fan/Start/Cargo): Dianteiro 80/100-18 e Traseiro 90/90-18. Algumas versões mais recentes podem usar o traseiro 100/80-18. Sempre confirme no manual da sua moto.
- Honda NXR 160 Bros: Dianteiro 90/90-19 e Traseiro 110/90-17.
Note que os aros são completamente diferentes. A Bros usa um aro maior na frente (19 polegadas) para transpor obstáculos com mais facilidade, e um aro menor atrás (17 polegadas) para acomodar um pneu mais largo e com maior capacidade de tração.
A CG utiliza aro 18 em ambas as rodas, um padrão clássico para motos urbanas.
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Gustavo Ferreira Martins
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