Melhor Pneu Para Moto: Durabilidade ou Aderência?

Gustavo Ferreira Martins
Gustavo Ferreira Martins
12 min. de leitura

Escolher o pneu certo para sua moto é uma decisão de segurança e desempenho, não apenas de manutenção. O pneu é o único ponto de contato com o asfalto, e a escolha errada pode comprometer a estabilidade, a frenagem e o conforto.

Este guia analisa os melhores pneus para diferentes motocicletas e usos, ajudando você a decidir entre durabilidade para o dia a dia, aderência para performance ou um equilíbrio para uso misto.

Aqui, você encontrará análises detalhadas para fazer uma compra informada.

Como Escolher o Pneu Certo: Medidas, Tipos e Uso

A escolha do pneu ideal depende de três fatores principais: as especificações da sua moto, o tipo de construção do pneu e, o mais importante, como você a utiliza. Entender as medidas de pneu de moto, como 90/90-18, é o primeiro passo para garantir a compatibilidade.

Depois, você precisa decidir entre um pneu com câmara (TT) ou sem câmara (TL), o que geralmente é determinado pelo aro da sua roda. Por fim, o seu estilo de pilotagem define se você precisa de um pneu street, trail ou misto.

Cada um oferece um balanço diferente entre aderência, durabilidade e capacidade em terrenos variados.

Nossas análises e classificações são completamente independentes de patrocínios de marcas e colocações pagas. Se você realizar uma compra por meio dos nossos links, poderemos receber uma comissão. Diretrizes de Conteúdo

Análise Completa: Os 10 Melhores Pneus de Moto

A seguir, analisamos 10 opções de pneus que se destacam em suas categorias. A seleção inclui modelos para motos street de baixa cilindrada, como a Honda CG, opções para CUBs como a Biz, e pneus de uso misto para motos trail, como a Bros e a XRE.

Avaliamos cada um com base no seu propósito, durabilidade, aderência e custo-benefício.

1. Pirelli Mt60 90/90-19 Dianteiro (Trail)

O Pirelli MT60 é uma referência no segmento de pneus de uso misto, sendo a escolha de fábrica para muitas motocicletas trail como a Honda Bros e a XRE 300. Seu desenho com blocos grandes e espaçados garante boa tração em estradas de terra batida e terrenos de baixa complexidade.

Ao mesmo tempo, a composição da borracha e o formato dos blocos foram otimizados para oferecer uma performance segura e silenciosa no asfalto, com boa capacidade de escoamento de água.

Este pneu é a escolha perfeita para o motociclista que possui uma moto trail e a utiliza em cenários variados. Ele atende quem faz o trajeto diário na cidade durante a semana e aproveita os fins de semana para pegar uma estrada de terra ou explorar trilhas leves.

Se você busca a versatilidade de um pneu on/off-road sem sacrificar de forma drástica a segurança e o conforto no asfalto, o MT60 entrega exatamente essa proposta com a qualidade Pirelli.

Prós
  • Excelente versatilidade para uso em asfalto e terra
  • Boa aderência em pista molhada para um pneu de uso misto
  • Pneu radial que oferece mais estabilidade e conforto
Contras
  • Durabilidade menor em comparação com pneus 100% street
  • Preço mais elevado que concorrentes de marcas nacionais

2. Pirelli Mt60 110/90-17 Traseiro (Trail)

Complementando o conjunto com o dianteiro, o Pirelli MT60 traseiro mantém a mesma proposta de versatilidade e performance. A medida 110/90-17 é padrão para a roda traseira de diversas motos trail de baixa e média cilindrada.

O desenho da banda de rodagem foi projetado para maximizar a tração em terrenos de baixa aderência, enquanto os blocos laterais reforçados garantem estabilidade em curvas no asfalto, transmitindo confiança ao piloto.

Para o proprietário de uma Lander 250, Ténéré 250 ou Bros 160 que não quer se limitar a um único tipo de terreno, este pneu é o parceiro ideal do modelo dianteiro. Ele permite que você saia do escritório na sexta-feira e vá direto para uma aventura de fim de semana sem precisar se preocupar com o desempenho do pneu.

A combinação do MT60 dianteiro e traseiro cria um conjunto equilibrado e previsível, que é exatamente o que se espera de um pneu de marca premium.

Prós
  • Forma um conjunto equilibrado com o pneu dianteiro MT60
  • Ótima capacidade de tração em estradas de terra
  • Performance confiável no asfalto, mesmo em curvas
Contras
  • O desgaste pode ser acelerado com uso contínuo em rodovias de alta velocidade
  • O ruído de rolagem no asfalto é maior que o de um pneu street

3. Technic SPORT 90/90-18 Traseiro (Street)

O Technic SPORT é um pneu de proposta urbana com um visual esportivo, direcionado para motocicletas street de até 160cc, como a Honda CG Titan e a Yamaha YBR. Seu desenho busca inspiração em pneus de performance, com sulcos que favorecem o escoamento de água e uma área de contato otimizada para curvas.

Fabricado com uma construção diagonal, ele foca em oferecer uma solução econômica para o dia a dia.

Este modelo é ideal para o motociclista que busca um pneu com bom custo-benefício para rodar na cidade e quer um visual um pouco mais arrojado que os pneus tradicionais. Se você usa a moto para ir ao trabalho ou faculdade e não exige o máximo de performance em pilotagem esportiva, o Technic SPORT cumpre seu papel.

Ele oferece uma aderência razoável para o uso cotidiano, sendo uma alternativa mais barata aos modelos de marcas premium.

Prós
  • Preço competitivo e acessível
  • Design esportivo que agrada esteticamente
  • Adequado para o uso urbano diário
Contras
  • Aderência em pista molhada inferior à de pneus premium
  • Durabilidade pode ser menor em comparação com modelos focados em longevidade

4. Vipal TR300 60/100-17 Dianteiro (Biz/Pop)

O Vipal TR300 é um pneu projetado especificamente para o uso severo enfrentado por motocicletas CUB, como Honda Biz e Pop 100/110. Seu foco principal é a durabilidade. A Vipal desenvolveu este modelo com um composto de borracha mais resistente e uma estrutura reforçada para suportar as más condições das vias urbanas e o transporte de carga.

O desenho da banda de rodagem é funcional, com sulcos centrais para estabilidade e escoamento de água.

Se você é motoboy, faz entregas ou simplesmente usa sua Biz ou Pop como uma ferramenta de trabalho, o TR300 é uma escolha inteligente. Ele foi feito para durar e resistir a buracos, minimizando o custo por quilômetro rodado.

A prioridade aqui não é a aderência esportiva, mas sim a robustez e a longevidade. Para quem precisa de um pneu dianteiro que aguente o tranco do dia a dia sem pesar no bolso, este modelo da Vipal é imbatível.

Prós
  • Excelente durabilidade e resistência
  • Custo-benefício muito alto para uso profissional
  • Estrutura projetada para as condições de ruas brasileiras
Contras
  • Aderência é apenas funcional, não inspira pilotagem agressiva
  • O conforto pode ser comprometido devido à carcaça mais rígida

5. Vipal ST300 90/90-18 Traseiro (CG/Titan)

O Vipal ST300 é um verdadeiro campeão de vendas no mercado de reposição para motos street de baixa cilindrada. Projetado para máxima durabilidade, ele utiliza um composto de borracha duro que resiste muito bem ao desgaste do asfalto.

É um pneu para quem roda muito e quer esquecer que precisa trocar o pneu traseiro. Sua construção é diagonal e robusta, pensada para suportar a rotina de trabalho pesado.

Este pneu é a escolha definitiva para o trabalhador sobre duas rodas, o proprietário de uma Honda CG, Titan, Fan ou Yamaha Factor que roda centenas de quilômetros por semana. Se sua prioridade máxima é a quilometragem e o baixo custo de manutenção, o Vipal ST300 foi feito para você.

Ele não oferece a melhor aderência em pista molhada ou o maior conforto, mas entrega uma durabilidade que poucos concorrentes conseguem igualar na sua faixa de preço.

Prós
  • Durabilidade excepcional, ideal para alta quilometragem
  • Custo por quilômetro rodado extremamente baixo
  • Marca nacional com ampla disponibilidade
Contras
  • Aderência em pista molhada é limitada devido ao composto duro
  • Não é recomendado para quem busca performance ou pilotagem esportiva

6. Vipal ST300 80/100-14 Traseiro (Biz/Pop)

Aplicando a mesma filosofia de durabilidade do seu irmão maior, o Vipal ST300 na medida 80/100-14 é a solução para a roda traseira das populares Honda Biz e Pop 110i. Ele compartilha o composto de alta resistência ao desgaste e uma carcaça forte para aguentar o uso diário intenso.

O desenho da banda de rodagem é simples e eficaz, focado em manter a estabilidade em retas e escoar água de forma satisfatória para um pneu com essa proposta.

Para quem usa uma Biz como principal meio de transporte ou ferramenta de trabalho, este pneu traseiro é a definição de custo-benefício. Ele é o parceiro ideal do TR300 dianteiro, criando um conjunto focado em durar o máximo possível com o menor investimento.

Se você precisa de um pneu confiável, que não vai te deixar na mão e que maximize o intervalo entre as trocas, o ST300 para Biz é a opção mais lógica e econômica do mercado.

Prós
  • Longevidade líder na categoria
  • Preço de aquisição muito baixo
  • Ótima opção para quem roda muito na cidade
Contras
  • O composto duro oferece aderência apenas básica, principalmente na chuva
  • Conforto de rodagem inferior a modelos com borracha mais macia

7. Jogo Pneu Technic T&C Dianteiro e Traseiro (CG)

O kit Technic T&C (Town & Country) oferece uma solução completa e econômica para donos de motos street como a CG. A proposta é oferecer um pneu de uso misto para motos que originalmente são 100% urbanas.

O desenho com blocos moderados busca oferecer um pouco mais de segurança em ruas de terra ou calçamento irregular, sem comprometer totalmente o desempenho no asfalto. A grande vantagem é o preço do conjunto, que permite trocar ambos os pneus com um baixo investimento.

Este jogo de pneus é ideal para o motociclista que vive em áreas periféricas ou rurais, onde trechos de asfalto se misturam com estradas de terra. Se você tem uma CG, YBR ou outra street 125/150 e precisa de um pneu que lide melhor com a buraqueira e a terra do que um pneu street convencional, o T&C é uma opção a considerar.

Ele representa um compromisso: não será excelente em nenhum dos dois terrenos, mas será funcional em ambos.

Prós
  • Custo muito baixo para o jogo completo (dianteiro e traseiro)
  • Versatilidade para quem alterna entre asfalto e terra
  • Solução prática para renovar os dois pneus de uma vez
Contras
  • Performance mediana tanto no asfalto quanto na terra
  • Aderência em curvas no asfalto é inferior a um pneu street puro
  • Pode gerar mais ruído e vibração no asfalto

8. Pro Tork STR 7000 90/90-18 Traseiro (Street)

O Pro Tork STR 7000 é um pneu que compete diretamente no segmento de ultrabaixo custo para motos street. Ele é frequentemente a opção mais barata disponível no mercado para a medida 90/90-18, comum em motos como a CG 150.

Seu desenho é convencional, focado em durabilidade, com uma construção diagonal simples que visa atender às necessidades básicas de locomoção urbana.

Este pneu é indicado para o motociclista que tem o orçamento como principal e quase único fator de decisão. Se você precisa de um pneu traseiro para rodar e o custo de aquisição é a prioridade absoluta, o STR 7000 cumpre a função de substituir um pneu careca.

É uma opção para deslocamentos curtos e em baixa velocidade, onde as exigências de aderência e estabilidade são mínimas.

Prós
  • Preço extremamente baixo, um dos mais baratos do mercado
  • Disponibilidade ampla em todo o país
Contras
  • Aderência e durabilidade são inconsistentes e geralmente inferiores a Vipal e Technic
  • Qualidade de construção e acabamento podem variar
  • Performance em piso molhado é muito limitada e exige cautela

9. Pirelli SL26 100/90-10 (Scooter)

O Pirelli SL26 é um pneu clássico e altamente conceituado para scooters. Seu design foi pensado para a agilidade e as necessidades do trânsito urbano. Com sulcos profundos e bem distribuídos, ele oferece excelente capacidade de escoamento de água, tornando-o muito seguro na chuva.

O composto de borracha busca um equilíbrio entre aderência para curvas e frenagens e uma durabilidade razoável para o uso diário.

Para o proprietário de uma scooter como Honda Lead, Burgman 125 ou Yamaha Neo, que valoriza a segurança acima de tudo, o SL26 é a escolha certa. Ele transforma a pilotagem na cidade, especialmente em dias chuvosos, transmitindo uma confiança que pneus mais baratos não conseguem oferecer.

Se você usa sua scooter para deslocamentos rápidos e precisa de um pneu que responda bem a mudanças de direção e frenagens de emergência, o investimento neste Pirelli se justifica plenamente.

Prós
  • Excelente aderência em pista molhada
  • Proporciona agilidade e estabilidade em centros urbanos
  • Qualidade e confiabilidade da marca Pirelli
Contras
  • Preço mais alto que a média para pneus de scooter
  • A durabilidade é boa, mas não é seu ponto mais forte

10. Maggion Viper 90/90-19 Dianteiro (Trail)

O Maggion Viper se posiciona como uma alternativa de custo mais baixo ao famoso Pirelli MT60. Ele também apresenta um design de uso misto, com blocos que prometem bom desempenho em terra e asfalto, sendo compatível com motos como a NXR Bros.

A proposta é oferecer a versatilidade do pneu on/off-road para quem não quer ou não pode investir em um modelo premium.

Este pneu é uma boa opção para o dono de uma moto trail que está com o orçamento limitado, mas ainda quer um pneu com visual e proposta de uso misto. Ele atende bem em deslocamentos urbanos e em estradas de terra de baixa dificuldade.

Se você roda de forma mais tranquila e busca uma solução econômica para sua Bros ou moto similar, o Maggion Viper oferece uma relação custo-benefício interessante, entregando a aparência e parte da funcionalidade de um pneu mais caro.

Prós
  • Custo-benefício atraente para um pneu de uso misto
  • Design versátil para diferentes tipos de piso
  • Boa opção de entrada para quem sai do pneu 100% street
Contras
  • Aderência, especialmente no molhado, é inferior à do Pirelli MT60
  • Durabilidade e consistência podem ser menores que as de marcas premium

Pneu Com Câmara (TT) vs. Sem Câmara (TL): Qual Usar?

A escolha entre um pneu com câmara (Tube Type ou TT) e um sem câmara (Tubeless ou TL) depende exclusivamente do tipo de aro da sua moto. Aros raiados, comuns em motos trail e modelos mais antigos, geralmente exigem pneus com câmara.

Aros de liga leve, presentes na maioria das motos street e scooters modernas, são projetados para pneus sem câmara.

  • Pneu com Câmara (TT): Em caso de furo, o ar escapa rapidamente, o que exige uma parada imediata. A vantagem é que, em locais remotos, a troca ou reparo da câmara pode ser mais simples que o conserto de um pneu sem câmara.
  • Pneu sem Câmara (TL): É muito mais seguro. Quando perfurado por um prego, por exemplo, o ar vaza lentamente, permitindo que você rode até um borracheiro. O reparo com um 'macarrão' é rápido e prático, sem necessidade de desmontar a roda.

Decifrando as Medidas: O Que Significa 90/90-18?

Entender a numeração na lateral do pneu é fundamental para comprar o modelo correto. Usar uma medida errada pode comprometer a segurança e a dirigibilidade da moto. Vamos usar o exemplo 90/90-18, uma medida traseira comum para a Honda CG:

  • 90 (Largura): O primeiro número indica a largura do pneu em milímetros. Neste caso, 90 mm.
  • 90 (Altura/Perfil): O segundo número é a altura da parede lateral do pneu, expressa como uma porcentagem da largura. Aqui, significa 90% de 90 mm, resultando em uma altura de 81 mm.
  • 18 (Aro): O último número indica o diâmetro interno do pneu, que deve corresponder ao diâmetro do aro da roda, medido em polegadas. Neste caso, para um aro de 18 polegadas.

Pneu Street, Trail ou Misto: Qual o Ideal Pra Você?

O desenho da banda de rodagem define a finalidade do pneu. Escolher o tipo certo para o seu uso é vital.

  • Pneu Street: Possui poucos sulcos e uma grande área de contato com o solo. É projetado para máxima aderência e estabilidade no asfalto, seja seco ou molhado. Ideal para quem roda 100% do tempo em cidades e rodovias pavimentadas.
  • Pneu Trail (Off-Road): Caracterizado por blocos de borracha grandes e espaçados (cravos). Oferece máxima tração em terra, lama e areia. No asfalto, é barulhento, instável e desgasta rápido. Indicado para quem pratica enduro ou motocross.
  • Pneu Misto (On/Off-Road): É o meio-termo. Combina blocos para tração na terra com um desenho que ainda oferece boa área de contato no asfalto. É a escolha padrão para motos trail como Bros, XRE e Lander, usadas tanto na cidade quanto em passeios por estradas não pavimentadas.

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