Melhor Captador Para Violão: Magnético ou Piezo?

Gustavo Ferreira Martins
Gustavo Ferreira Martins
12 min. de leitura

Amplificar seu violão abre um mundo de possibilidades, mas escolher o captador certo pode ser um desafio. Este guia foi criado para simplificar essa decisão. Analisamos os tipos de captadores, suas diferenças sonoras e os melhores modelos disponíveis.

Aqui, você encontrará informações claras para equipar seu instrumento com o som que ele merece, seja para palcos, estúdios ou para tocar em casa.

Como Escolher o Captador Ideal Para Seu Violão?

A escolha do captador certo depende de três fatores principais: o tipo de violão (aço ou nylon), o som que você procura e a sua disposição para modificar o instrumento. Captadores magnéticos de boca são ótimos para violões de aço, oferecem fácil instalação e um som quente, mas não captam as vibrações do corpo.

Já os captadores de rastilho, do tipo piezo, captam a vibração das cordas e do cavalete, gerando um som mais brilhante e percussivo, mas exigem instalação mais complexa.

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Sistemas com pré-amplificador integrado oferecem o máximo controle, com equalizadores e, muitas vezes, um afinador embutido. Eles são perfeitos para quem toca ao vivo e precisa ajustar o som rapidamente.

A desvantagem é a necessidade de um corte na lateral do violão para a instalação. Para quem busca simplicidade e não quer alterar o instrumento, os captadores de contato ou os magnéticos de boca removíveis são as melhores opções.

Pense no seu objetivo final: um som fielmente acústico ou um som prático e controlado para shows?

Análise: Os 10 Melhores Captadores Para Violão

1. Fishman Neo-D Magnetic Single Coil

O Fishman Neo-D é a escolha ideal para o músico que precisa de uma solução rápida, confiável e sem alterações permanentes no violão. Este captador magnético de boca se instala em minutos e oferece um timbre brilhante e articulado, característico dos single coils.

Ele é perfeito para violonistas de folk, pop e rock que usam o violão de aço para fazer bases e ritmos. A resposta equilibrada garante que os acordes soem cheios e as notas individuais, claras.

Se você é um violonista que toca em bares ou eventos e alterna entre diferentes violões, a praticidade do Neo-D é imbatível. Sua estrutura passiva significa que não há necessidade de bateria, basta plugar e tocar.

Contudo, ele não é a melhor opção para quem faz um som percussivo, batendo no corpo do violão, pois sua tecnologia magnética capta apenas a vibração das cordas de aço. O som é menos orgânico que o de um microfone, com um caráter mais elétrico.

Prós
  • Instalação extremamente fácil, sem furos
  • Timbre claro e definido para violão de aço
  • Não necessita de bateria (passivo)
  • Excelente custo-benefício para a marca Fishman
Contras
  • Não capta a ressonância do corpo do violão
  • Pode gerar ruído de rede elétrica (hum de 60Hz)
  • Funciona apenas com cordas de aço

2. Fishman Presys II PSY 201 OEM

O Fishman Presys II é um sistema completo para o músico que busca controle total sobre seu timbre ao vivo. Este conjunto inclui um captador piezo de rastilho e um pré-amplificador com afinador embutido, equalizador de duas bandas (graves e agudos) e um botão de fase para combater microfonia.

É a escolha perfeita para quem toca profissionalmente e precisa de uma solução robusta e confiável, pronta para ligar em qualquer mesa de som ou amplificador.

A instalação deste sistema exige um corte na lateral do violão, o que o torna uma modificação permanente. Portanto, é indicado para quem tem um instrumento de batalha e não se preocupa com a alteração.

O som do piezo é brilhante e presente, cortando bem em meio a outros instrumentos numa banda. O afinador integrado é preciso e extremamente prático para ajustes rápidos entre as músicas.

Se você quer um som profissional e funcionalidade de palco, o Presys II é uma aposta segura.

Prós
  • Sistema completo com pré-amp, EQ e afinador
  • Afinador cromático preciso e de fácil visualização
  • Controle de fase ajuda a evitar microfonia
  • Qualidade e confiabilidade da marca Fishman
Contras
  • Instalação invasiva que exige corte no violão
  • Timbre do piezo pode soar estridente sem equalização
  • Requer bateria de 9V para funcionar

3. KNA NG-1 Portátil para Violão Clássico

O KNA NG-1 resolve um problema clássico: como amplificar um violão de nylon sem modificá-lo. Este captador piezo passivo é projetado para ser instalado diretamente no bloco de amarração das cordas, no cavalete.

A instalação é simples, não requer furos e pode ser feita pelo próprio músico. É a solução perfeita para violonistas clássicos, de flamenco ou MPB que prezam pela integridade de seu instrumento e precisam de uma amplificação ocasional.

Por ser um captador passivo, o NG-1 entrega um sinal com volume mais baixo. Para obter o melhor resultado, é recomendado usá-lo com um pré-amplificador externo. O som é uma representação honesta da vibração das cordas de nylon, com um caráter percussivo e claro.

Sua grande vantagem é a portabilidade e a instalação não invasiva. Para o estudante ou profissional que não quer furar um violão de luthier, mas precisa tocar em um recital ou pequena apresentação, o NG-1 é uma escolha inteligente.

Prós
  • Instalação não invasiva, ideal para violão de nylon
  • Preserva a estética e integridade do instrumento
  • Timbre natural que respeita as características do nylon
  • Não necessita de bateria
Contras
  • Sinal de saída baixo, exige um pré-amp externo
  • Pode captar ruídos de manuseio no cavalete
  • O cabo fica exposto externamente

4. LC-5 com Afinador e Equalizador 5 Bandas

Este sistema LC-5 é a escolha definitiva para o músico que deseja o máximo de controle sobre o seu som a um custo acessível. Com um equalizador de 5 bandas (graves, médios 1, médios 2, agudos e presence), ele permite uma modelagem de timbre extremamente detalhada.

É perfeito para quem toca em situações sonoras desafiadoras e precisa ajustar frequências específicas para evitar microfonia ou para se destacar na mixagem. O afinador cromático e o indicador de bateria são adições funcionais.

Se você é um músico de banda ou toca em locais com sistemas de som variados, ter um equalizador de 5 bandas no próprio violão é uma ferramenta poderosa. Você pode cortar os médios excessivos ou adicionar o brilho necessário sem depender do técnico de som.

Assim como outros sistemas de pré-amplificador, sua instalação é invasiva e exige um corte lateral. A qualidade sonora do captador piezo é padrão para essa faixa de preço: funcional, mas sem a complexidade de sistemas mais caros.

É uma opção pragmática para quem prioriza controle e versatilidade.

Prós
  • Equalizador de 5 bandas para controle total do timbre
  • Afinador cromático integrado com visor LCD
  • Excelente relação custo-benefício
  • Inclui captador piezo e todos os componentes para instalação
Contras
  • Exige um grande corte na lateral do violão
  • A qualidade dos componentes pode ser inferior à de marcas premium
  • O som do piezo pode ser artificial se não for bem equalizado

5. EQ7545R Pré-amplificador com Equalizador

O EQ7545R é um dos sistemas de captação mais populares e econômicos do mercado, sendo uma escolha frequente para quem quer eletrificar um violão acústico pela primeira vez ou para luthiers que montam instrumentos de entrada.

Ele oferece um equalizador de 4 bandas (bass, midd, treb, pres) e um controle de volume, fornecendo um bom nível de ajuste para o som. É ideal para o músico amador ou estudante que quer começar a tocar plugado sem fazer um grande investimento.

Para quem tem um violão simples e quer dar um upgrade para usá-lo na igreja, em rodas de amigos ou em pequenos palcos, este kit cumpre a função. A instalação é invasiva, mas o formato do pré-amplificador é um padrão da indústria, facilitando a substituição no futuro.

O som do captador de rastilho é funcional, com o brilho característico do piezo. Não espere a nuance de um sistema Fishman, mas pelo preço, a capacidade de equalizar o som diretamente no instrumento é um grande benefício.

Prós
  • Preço extremamente acessível
  • Equalizador de 4 bandas mais controle de volume
  • Solução completa para eletrificar um violão acústico
  • Formato padrão que facilita a instalação e futuros upgrades
Contras
  • Instalação invasiva
  • Qualidade de áudio básica, pode soar um pouco plástico
  • Não possui afinador embutido

6. Captador Magnético de Boca Single Coil

Este captador magnético genérico é a porta de entrada para quem deseja amplificar um violão de aço com o mínimo de custo e complicação. Semelhante em conceito ao Fishman Neo-D, ele se encaixa na boca do violão e é preso por garras acolchoadas.

É a escolha perfeita para o iniciante que quer experimentar tocar plugado ou para quem tem um segundo violão e precisa de uma solução temporária e barata. A instalação leva menos de um minuto.

Seu perfil de uso é para situações informais. Não espere um timbre de alta fidelidade; o som é funcional e tende a ter um caráter bastante elétrico e com menos corpo. Como um single coil de baixo custo, ele é suscetível a ruídos e interferências elétricas.

Para o músico que toca em casa, plugado em um pequeno amplificador ou interface de áudio, ele funciona bem. É uma forma barata de transformar seu violão acústico em um instrumento elétrico para praticar ou gravar ideias sem compromisso com a qualidade final.

Prós
  • Custo muito baixo
  • Instalação extremamente simples e reversível
  • Não precisa de bateria
  • Funciona para experimentação e uso casual
Contras
  • Qualidade de som limitada e com pouco corpo acústico
  • Alta suscetibilidade a ruídos e interferências
  • Acabamento e durabilidade básicos

7. Captador de Rastilho Piezo Elétrico

Este produto é a peça de reposição ou o componente fundamental para quem está montando um sistema de captação customizado. Trata-se de um captador piezo de rastilho, a fina vareta que fica sob o osso do cavalete.

É a escolha ideal para o luthier ou para o músico que entende de eletrônica e quer substituir um captador defeituoso de um sistema pré-existente, ou combiná-lo com um pré-amplificador de sua escolha.

Comprar apenas o captador piezo faz sentido se você já tem um pré-amplificador instalado ou se vai comprar um separadamente. A qualidade do som depende muito do pré-amp ao qual ele será ligado.

Sozinho, o sinal é muito agudo e de baixa impedância. Para o músico que tem um pré-amplificador de boa qualidade, mas cujo captador original quebrou, esta é uma solução econômica que evita a troca de todo o sistema.

Não é um produto plug-and-play; requer conhecimento técnico para instalação.

Prós
  • Solução econômica para reposição de peças
  • Flexibilidade para combinar com diferentes pré-amplificadores
  • Compatível com a maioria dos sistemas de rastilho
  • Permite projetos de captação customizados
Contras
  • Não funciona sem um pré-amplificador
  • Instalação requer conhecimento técnico
  • Qualidade final do som depende totalmente do resto do sistema

8. Captador de Contato Piezo Multiuso

Este captador de contato é a ferramenta mais versátil e simples para quem precisa de amplificação rápida para quase qualquer instrumento acústico. Ele funciona colando um pequeno disco piezo na superfície do instrumento, captando as vibrações diretamente do tampo.

É a escolha perfeita para músicos que tocam instrumentos incomuns como ukulele, cavaquinho, banjo, ou mesmo para percussionistas que querem amplificar um cajón. Também serve para violão, oferecendo uma alternativa não invasiva.

O som de um captador de contato é muito dependente de onde ele é posicionado. Encontrar o "ponto doce" no tampo do seu violão exige experimentação. O timbre é uma representação microfônica das vibrações do corpo, o que o torna ótimo para estilos percussivos.

Se você bate no corpo do violão enquanto toca, este captador irá registrar esses sons. A qualidade sonora não é de alta fidelidade e pode ser propensa a microfonia em volumes altos.

É ideal para uso casual, gravações caseiras ou performances em ambientes controlados.

Prós
  • Extremamente versátil, funciona em vários instrumentos
  • Instalação não invasiva e totalmente reversível
  • Capta as vibrações do corpo, ideal para estilos percussivos
  • Custo muito baixo e fácil de usar
Contras
  • Qualidade de som mediana e suscetível a microfonia
  • O posicionamento correto é crucial e exige testes
  • O adesivo pode, a longo prazo, marcar vernizes sensíveis

9. Fisherman 301 com Equalizador e Afinador

O sistema Fisherman 301 é uma cópia acessível dos populares pré-amplificadores da Fishman, como a série Presys. Ele oferece um pacote completo com captador piezo, pré-amplificador com equalizador de 3 bandas, afinador e controle de fase.

Este kit é para o músico que deseja as funcionalidades de um sistema profissional, mas opera com um orçamento limitado. É uma opção viável para eletrificar um primeiro violão ou um instrumento secundário.

Para quem está aprendendo lutheria ou quer se aventurar na instalação de um sistema completo, o Fisherman 301 é um bom ponto de partida. As funcionalidades são as mesmas de modelos mais caros: o EQ permite moldar o som, o afinador é prático e o inversor de fase ajuda a controlar o feedback.

A diferença está na qualidade dos componentes e na fidelidade do som, que é funcional, mas não tem a mesma clareza e definição de um sistema original. É uma escolha pragmática para quem precisa de recursos, não de um timbre de grife.

Prós
  • Conjunto completo com pré-amp, afinador e EQ
  • Funcionalidades profissionais por um preço baixo
  • Controle de fase para redução de microfonia
  • Ótima opção para projetos DIY ou violões de entrada
Contras
  • Instalação invasiva com corte na madeira
  • Qualidade de áudio e construção inferiores às marcas de renome
  • O afinador pode ser menos preciso que modelos profissionais

10. SV-T750 com Afinador e EQ 5 Bandas

Similar ao modelo LC-5, o SV-T750 é outro sistema de pré-amplificador que aposta no controle máximo de timbre com um equalizador de 5 bandas. Ele é destinado ao músico prático que precisa de versatilidade sônica para se adaptar a qualquer situação de palco.

A capacidade de esculpir o som com cinco controles de frequência, mais um controle de volume, dá ao músico autonomia total sobre sua performance.

Este sistema é perfeito para quem toca em uma banda com muitos instrumentos, onde o violão precisa encontrar seu espaço na mix. Você pode, por exemplo, cortar os graves para não embolar com o baixo e realçar os médios-altos para aparecer na frente das guitarras.

A instalação exige habilidade e coragem para cortar a lateral do violão. O afinador embutido é um recurso padrão e útil. A escolha entre este modelo e outros similares de 5 bandas se resume a pequenas diferenças de design ou preço, pois a proposta é a mesma: controle total a um custo acessível.

Prós
  • Equalizador de 5 bandas para ajustes sonoros precisos
  • Inclui afinador e todos os acessórios para instalação
  • Excelente para músicos que tocam em bandas e ao vivo
  • Relação custo-benefício atraente
Contras
  • Processo de instalação complexo e invasivo
  • O excesso de controles pode ser confuso para iniciantes
  • Qualidade sonora funcional, mas sem a riqueza de sistemas premium

Captador Magnético vs. Piezo: Qual o Melhor Timbre?

A resposta depende do que você considera um bom timbre. O captador magnético, instalado na boca do violão, funciona como o captador de uma guitarra elétrica. Ele capta a vibração das cordas de metal e produz um som quente, encorpado e com menos agudos.

É ótimo para bases rítmicas e tem alta resistência à microfonia, mas não capta o som do corpo do violão. O som é mais "elétrico".

O captador piezo, geralmente instalado sob o rastilho, capta a pressão e a vibração das cordas e do cavalete. O resultado é um som brilhante, percussivo e com muita presença. Ele capta mais do caráter acústico do instrumento, incluindo batidas no corpo, mas pode soar estridente ou "plástico" se não for bem equalizado.

É o padrão na maioria dos violões eletroacústicos de fábrica. Para um som acústico mais fiel, sistemas que misturam piezo com um microfone interno são ideais, mas mais caros.

Instalação do Captador: Preciso de um Luthier?

  • Captadores de boca e de contato: A instalação é simples e você mesmo pode fazer em minutos. Eles são projetados para serem não invasivos e removíveis.
  • Sistemas com pré-amplificador: Sim, é altamente recomendado procurar um luthier. A instalação exige um corte preciso na lateral do violão para encaixar o pré-amplificador, além de um furo para o jack. Um erro pode danificar permanentemente seu instrumento.
  • Captadores de rastilho (piezo): A instalação é menos invasiva que a de um pré-amp, mas ainda delicada. É preciso fazer um pequeno furo no cavalete para passar o fio e, muitas vezes, ajustar a altura do rastilho para compensar a espessura do captador. Um luthier garante que a ação das cordas e a entonação permaneçam corretas.

Violão de Aço ou Nylon: O Captador Muda?

Sim, o tipo de captador muda fundamentalmente. Captadores magnéticos (de boca) funcionam detectando a perturbação que as cordas de metal (aço) causam em um campo magnético. Eles simplesmente não funcionam com cordas de nylon, que não são metálicas.

Portanto, para violões com cordas de aço, você pode escolher entre magnéticos e piezos.

Para violões com cordas de nylon (clássicos), sua única opção são os captadores que funcionam por vibração ou pressão. Isso inclui os captadores piezo (de rastilho ou de contato) e os microfones internos.

Modelos como o KNA NG-1 são projetados especificamente para a estrutura e o timbre de um violão de nylon, oferecendo uma solução eficaz e não invasiva.

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